Janeiro Roxo: Fundação Alfredo da Matta atende mais de 700 pessoas, em mutirão dermatológico

Redacao
Por Redacao

A ação teve como objetivo identificar e diagnosticar precocemente casos de hanseníase

Foto: Arnoldo Santos/ Fuham

Como parte da programação da campanha Janeiro Roxo e do Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado neste domingo (26/01), a Fundação Alfredo da Matta (Fuham), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, no sábado (25/01), um mutirão dermatológico. Na ação, que teve como objetivo identificar e diagnosticar precocemente casos de hanseníase, foram realizados 713 atendimentos. Dez pessoas foram identificadas com câncer de pele, duas com hanseníase e duas com HIV/Aids.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, explica que a iniciativa tem o objetivo de alertar e sensibilizar a população sobre a doença, seus primeiros sintomas e a importância do tratamento precoce para a cura e para evitar sequelas. “Com ações como essa, o Governo do Amazonas vem ampliando o acesso da população aos serviços da saúde e fazendo um trabalho educativo de prevenção”, ressaltou.

O diretor-presidente da Fuham, médico Carlos Chirano, ressalta que os resultados alcançados foram além da expectativa. Inicialmente, a previsão era de realizar 600 atendimentos durante o mutirão. “A demanda foi muito boa, o saldo é positivo. A adesão por parte dos médicos, dos servidores nessa agenda extra foi excelente e, assim, conseguimos ampliar ainda mais a oportunidade de acesso a esse atendimento especializado, disponível na rede pública de saúde”, declarou.

Foto: Arnoldo Santos/ Fuham

O mutirão, realizado na sede da Fuham, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, ofereceu, além de consultas dermatológicas, testes rápidos de HIV e sífilis e biópsias para coleta de material de pacientes com suspeita da hanseníase.

“Fizemos o diagnóstico precoce das pessoas que foram detectadas com as doenças, que não estavam na forma avançada. Então, conseguimos alcançar nossos objetivos com esta ação, avaliando essa população que nos procurou e detectando esses casos novos”, analisa Valderiza Pedrosa, chefa do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fuham e coordenadora do Programa Estadual da Hanseníase.

O post Janeiro Roxo: Fundação Alfredo da Matta atende mais de 700 pessoas, em mutirão dermatológico apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo