As atividades formativas são gratuitas e acontecem de 17 a 20 de setembro, no Palácio da justiça, Teatro Gebes Medeiros e Palacete Provincial

FOTO: Divulgação
A 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte está com inscrições abertas para oficinas com profissionais do mercado audiovisual: Anália Nogueira, Danilo Umbelino, Marcus Curvelo, Bea Góes e Henrique Amud. As atividades são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro Cultural Palácio da justiça, Teatro Gebes Medeiros e Palacete Provincial, Centro, zona sul de Manaus. As vagas são limitadas e o formulário está disponível no site festivalolhardonorte.com até quinta-feira (11/09).
O Olhar do Norte é realizado pela Artrupe Produções, em parceria com o Cine Set e a Itaú Cultural Play e apoio da Atelo, Amazonas Shopping e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.
Quem abre a programação é Anália Nogueira, diretora de arte e figurinista com 15 anos de experiência. Ela ministra oficina “Figurino para Cinema”, de 17 a 19 de setembro, das 9h às 12h, no Palácio da justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro. São 25 vagas disponíveis.
Anália Nogueira assinou a direção de arte da série “Transviar” e o figurino do curta premiado “O Barco e o Rio”, atuou como assistente em produções de destaque como os longas-metragens “A Febre”, “Carro Rei” e as séries “Aruanas”, “Dom” e “Cangaço NOVO”.
No Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro, de 17 a 20 de setembro, das 9h às 12h, tem a oficina “Autoficção e Política: Oficina de Documentário Híbrido”, com Danilo Umbelino e Marcus Curvelo. São 20 vagas disponíveis.

FOTO: Divulgação
Danilo Umbelino é diretor de fotografia e produtor na Studio Nagô, atua entre o cinema e a publicidade no Brasil e no exterior. Sua pesquisa em documentário híbrido se destaca por criar identidades visuais potentes com soluções inventivas.
Marcus Curvelo é realizador audiovisual e ator que explora o cinema híbrido, com autoficção, documentário e performance. Ele tem um trabalho que tensiona a relação entre as experiências íntimas e contextos sociopolíticos com humor e autoironia.
No dia 19 de setembro, das 9h às 12h, Bea Góes ministra a oficina “Construindo premissas que se destacam em editais, rodadas e concursos”, no Palácio da justiça, para uma turma de 30 pessoas.
Bea Góes é roteirista, mestre em audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP) e fundadora da escola Narratologia. Ela tem trabalhos que incluem duas temporadas da serie “Santo Maldito”, na Star +, um longa-metragem para Netflix e a criação da websérie “Quarentenados”.
Em abril deste ano, Bea Góes participou do Olhar do Norte Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais da Artrupe Produções, com a palestra “Introdução à formatação de roteiro de forma prática”. Ela circula pelos maiores festivais de roteiro da América Latina como jurada e palestrante.
Palacete Provincial
Nos dias 19 e 20 de setembro, das 9h às 12h, Henrique Amud comanda a oficina “Duplofilme de Escrita, Estrutura e Reflexões sobre o Documentário Criativo”, no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus. São 30 vagas disponíveis, para maiores de 16 anos.

FOTO: Divulgação
Henrique Amud é produtor, roteirista e sócio da produtora duplofilme. Formado em roteiro pela escola Darcy Ribeiro, ele dirigiu e escreveu os curtas “Atordoado”, “Eu Permaneço Atento” e “Atentado ao Monegasco”. Entre os trabalhos de destaque está o longa documental “Itacoatiaras”, de 2025.
A lista de selecionados vai ser divulgada no sábado (13/09), no perfil do Festival Olhar do Norte no Instagram (@olhardonorte) e os contemplados também vão receber a confirmação por e-mail. A curadoria vai ser realizada pelos oficineiros.
O post Inscrições abertas para oficinas do Festival Olhar do Norte 2025 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.