Há 31 minutos
O evento ocorrerá de 29 de outubro a 1º de novembro; filmes podem ser submetidos até 13 de setembro
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A 5ª edição da Mostra Manaus Filme Fantástico está com inscrições abertas para cineastas da região e de todo o Brasil. O evento será realizado de 29 de outubro a 1º de novembro de 2024 no Cine Teatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, Vila Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro.
Os interessados podem se inscrever online através do portal da Cultura (cultura.am.gov.br), entre os dias 2 e 13 de setembro de 2024. A mostra deste ano apresentará uma seleção de curtas-metragens, documentários, animações e longas-metragens, nacionais e internacionais, abrangendo todos os gêneros e categorias, incluindo LGBTQI+, suspense, fantasia e horror.
Sergio Cardoso, curador e diretor artístico do evento, destacou a importância da mostra. “A Mostra de Cinema Fantástico, na verdade, é o elogio ao cinema alternativo amazonense e nacional, sendo aberta a participação de todos os estados da federação”, afirmou.
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
“É uma mostra de inclusão, cujos princípios curatoriais são organizacionais e voltados para a criatividade. As temáticas são abertas às criações dos nossos cineastas e cineastas de outros países”, explicou Sérgio Cardoso.
Durante os quatro dias do evento, os filmes serão exibidos no seguinte cronograma: curtas-Metragens, de 15h30 às 17h30; Longas-Metragens, das 18h30 às 21h.
Para participar, os cineastas devem preencher a ficha de inscrição disponível no portal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (cultura.am.gov.br) e fornecer o link para o filme.
As obras serão avaliadas por uma curadoria e os selecionados serão notificados por e-mail e nas redes sociais da Mostra. Além disso, os selecionados deverão enviar materiais de divulgação, incluindo ficha técnica, fotos, cartazes e outros detalhes sobre os filmes.
Os filmes devem atender aos seguintes critérios: curtas e documentários devem ter no máximo 15 minutos de duração e longas-metragens e documentários devem ter no mínimo 70 minutos de duração.
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
É importante observar que os filmes com trilhas sonoras não licenciadas serão desclassificados. Os participantes devem anexar documentos de autorização para qualquer música usada nas obras.
Nesta edição, a mostra prestará homenagem ao renomado cineasta Djalma Limongi Batista. Nascido em Manaus em 1950, Batista foi uma figura proeminente no cinema nacional, com uma carreira que inclui obras como “Asa Branca, um sonho brasileiro” e “Bocage, o triunfo do amor”. Ele faleceu em fevereiro de 2023 em São Paulo. Sua contribuição para o cinema será celebrada durante o evento.
Para participar visite o portal da Cultura e acompanhe mais atualizações nas redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: @culturadoam.