I Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas conta com mais de 700 pessoas em dois dias no Vasco Vasques

Reporter da Cidade

O I Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas, realizado pelo Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Nuriam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), contou com a participação de mais de 700 pessoas, entre agricultores, estudantes e pesquisadores no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

“Nós tivemos vários pensadores que passaram nesses dois dias (quinta e sexta) na I Conferência Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas. Sabemos que o mundo está girando em torno de inovação, novas matrizes e tecnologias avançadas. Hoje a agricultura no mundo a fora não é como antigamente, então, o Amazonas mostra que está nessa vanguarda da tecnologia, inovação e agricultura”, disse o deputado João Luiz.

Para a pró-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra e membro da direção da Unigreen, Maria João Cardoso, esse foi um evento muito importante, pois liga universidades europeias, que estão dedicadas a agricultura sustentável, biotecnologia e ciência de vida. “Estamos muito felizes, que o Politécnico de Coimbra e a Unigreen fazem essa ligação ao Amazonas em uma área muito importante para todos nós”, afirma Maria João Cardoso.

O estudante do curso técnico de agropecuária do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) de Silves, Pedro Lucas, que acompanhou na sexta-feira (11), painéis no evento relatou que representou o município e ganhou muito conhecimento com o congresso.

“Agradeço ao deputado João Luiz por disponibilizar toda essa estrutura. Isso está sendo magnífico, além de estar sendo uma oportunidade de aprender e ter novos conhecimentos”, frisou o jovem.

O coordenador-geral do congresso, Neibe Araújo, pontuou que o congresso foi um sucesso com 59 trabalhos submetidos para comitê científico, com apresentação nas salas temáticas, além da vinda de 700 pessoas.

“As pessoas puderam ficar imersos no intercâmbio de conhecimento, pesquisa, em parceria com a Assembleia Legislativa, através do mandato do deputado João Luiz, que tem apoiado e tem sido um grande braço forte para que isso fosse uma realidade no Amazonas”, concluiu.

O congresso também contou com a participação do diretor presidente do Instituto Sociocultural Brasil – China (Ibrachina), Dr. Thomas Law, o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, a Ceo e Idealizadora do Necta e Connected Smart Cities, Paula Faria, secretários do Governo do Amazonas, vereadores da capital e interior, prefeitos e dentre outras autoridades.

Compartilhar este artigo