O grupo teatral do Centro Municipal de Arte-educação (Cmae) Nelson Neto, da Prefeitura de Manaus, apresentou, na noite de quinta-feira, 23/10, o espetáculo “E agora, Rei Papudo?”, de Walther Moreira Santos, no Teatro da Instalação, localizado no Centro. A montagem reuniu 35 atores em 50 minutos de apresentação, unindo aprendizado em sala de aula e prática artística no palco.
A peça narra a história de dois reinos vizinhos: Brincolândia, onde todos só se divertem, e Trabalholândia, onde o trabalho é a única atividade. Quando o rei de Trabalholândia envia uma mensagem ao rei de Brincolândia, que não sabe ler, o bobo da corte cria uma grande confusão ao inventar que se trata de uma ameaça de guerra.
Vinculado à Secretaria Municipal de educação (Semed), o Cmae Nelson Neto oferece cursos gratuitos de balé clássico, canto coral, musicalização e teatro para crianças a partir de 5 anos, jovens e adultos. O centro busca integrar arte e educação, fortalecendo a expressão corporal e oral, a autoestima e o senso de Cidadania, além de ampliar o acesso a diferentes experiências culturais da cidade.
O espetáculo foi apresentado pelo grupo “Faz de Conta”, formado por alunos do Cmae. Segundo a gestora da unidade, Fabíola Santos, o grupo completa 20 anos de atuação em 2025.
“Com duas décadas de história, o grupo ‘Faz de Conta’ vem garantindo o acesso à arte e à cultura a estudantes e artistas amadores talentosos, que superam desafios para levar beleza e emoção aos palcos. Ao longo dos anos, o grupo tem sido premiado em mostras teatrais e contribuído para a transformação pessoal e familiar dos participantes”, destacou Fabíola.
Uma das estrelas do grupo teatral é Carolina Rosas, 19 anos, integrante do “Faz de Conta” desde os 9. Ao longo dos anos, ela participou de diversas montagens e hoje interpreta o personagem principal do espetáculo, o Rei Papudo. A jovem destaca que o grupo teve papel fundamental em sua formação artística e pessoal.
“O teatro me ajudou a desenvolver o corpo, a mente, a imaginação e a criatividade. Aprendi a me expressar melhor e a trabalhar em grupo. É uma grande alegria interpretar o Rei Papudo, um personagem divertido, cheio de significado e com uma mensagem importante para o público”, afirmou Carolina.
— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Foto – Divulgação/ Semed