Governo Presente: População da zona oeste é beneficiada com linhas de crédito do Governo do Amazonas

Redacao
Por Redacao

O evento, que contou a presença do governador Wilson Lima, aconteceu neste sábado, na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, bairro Compensa

Foto: Arthur Castro /Secom

Os micro e pequenos empreendedores da zona oeste de Manaus tiveram a oportunidade de acesso às linhas de crédito do Governo do Amazonas, durante a 8ª edição do Programa Governo Presente, realizado, neste sábado (20/07), na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, bairro Compensa. O evento, que contou a presença do governador Wilson Lima, ofereceu um mutirão de serviços gratuitos levados por 37 órgãos estaduais, como emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial e atividades recreativas.

Em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), as linhas de financiamentos foram oferecidas pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por meio do Crédito Rosa, programa voltado para mulheres empreendedoras; e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), com o Programa Crédito Solidário, que tem como objetivo promover o resgate social e econômico para pessoas sem vínculos empregatícios.

“Estamos fazendo essa programação de acordo com a demanda e necessidade de cada área. Pela quantidade de pessoas que procuram cada ação do Programa Governo Presente, dá para ver a necessidade dessas famílias que, às vezes, têm dificuldades de chegar a um pronto atendimento ao cidadão. E nossas equipes estão dando essas informações em todas as áreas, seja da saúde ou social”, disse o governador Wilson Lima.

Foto: Roberto Carlos/Secom

A manicure Vera Lúcia das Neves, 51, foi uma das contempladas na ação com o financiamento do Crédito Rosa para expandir seu empreendimento. “Vai ajudar bastante, pois tive a necessidade de poder melhorar o meu espaço que trabalho como manicure e cabeleireira. E esse financiamento é muito importante, porque a gente não tem assim um capital para poder dar uma melhorada, e aí ele veio em boa hora”, declarou.

Quem também saiu da ação com boas expectativas de crescimento na renda foi a autônoma Janaina Santos, 30, que atua no ramo de estética. Ela recebeu um financiamento do Crédito Solidário. “Vai ajudar no meu trabalho, pois eu preciso comprar o meu material de manicure para dar continuidade e melhorar minha renda”, disse Janaína.

O programa Crédito Solidário tem como objetivo promover o resgate social e econômico para pessoas sem vínculos empregatícios ou subempregadas, por meio do acesso a linhas de crédito desburocratizadas, com cunho social, voltado para pessoas sem vínculo empregatício, desempregadas ou subempregadas, possibilitando a inserção no mercado de trabalho, gerando renda e qualidade de vida.

Foto: Roberto Carlos/Secom

O Crédito Rosa é voltado para mulheres empreendedoras, que desejam financiar as principais despesas operacionais necessárias para a implantação, manutenção, ampliação e modernização da atividade produtiva. Além de auxiliar na aquisição de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios para as empreendedoras.

Continuidade

Em toda as edições do programa Governo Presente as linhas de financiamentos do Governo do Amazonas estarão disponíveis para a população. A Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) irá oferecer informações sobre linhas de crédito para micro e pequenos empreendedores, orientações sobre cadastramento no portal do cliente, no site da Agência, renegociação com flexibilização de pagamento e condições diferenciadas para a quitação de débitos em aberto.

Além disso, é oferecida a liberação de crédito para clientes já cadastrados no programa “Mais Crédito Amazonas”, totalizando mais de R$ 238 mil em fomento para empreendedores das atividades de comércio e serviço.

Foto: Roberto Carlos/Secom

Governo Presente

O Governo Presente acontece em uma zona diferente da cidade, a cada sábado. O evento conta com a participação de secretarias de todas as áreas do Governo do Estado, incluindo cidadania, assistência social, saúde, fomento, produção rural, esporte, entre outros setores. Na 7ª edição, realizada na zona leste, no dia 13 de julho, mais de 5,1 mil atendimentos foram registrados.

Compartilhar este artigo