A ação foi coordenada pela Sepet, com apoio de 20 voluntários e profissionais

FOTO: Joedi Porto/Sepet
O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet), realizou, na quarta-feira (21/05), um mutirão emergencial de castração no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). A ação resultou na captura de 95 gatos, sendo 46 machos, 34 fêmeas e 15 filhotes. Destes, 80 animais adultos foram castrados, enquanto os filhotes, por serem muito jovens, não passaram pelo procedimento.
Todos os animais capturados estão sendo destinados à adoção responsável. Aqueles que não forem adotados retornarão para a casa do casal de idosos que, ao longo dos anos, acolheu os animais abandonados por compaixão, mas que atualmente enfrenta dificuldades em razão da cheia dos rios, que afetou a comunidade.
O trabalho foi conduzido pelo Castramóvel da Sepet e contou com a participação de 20 voluntários, entre médicos-veterinários e estudantes de Medicina Veterinária, além da equipe pet da deputada estadual Joana D’arc, presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que prestou apoio na captura segura dos animais.
“Essa ação é uma demonstração de como a atuação conjunta pode levar cuidado, dignidade e respeito aos animais e às pessoas. O casal não é acumulador; eles acolheram os animais por compaixão, mas, com a cheia, a situação se agravou, e nós viemos dar o suporte necessário”, afirmou a titular da Sepet, Leda Maia.
O mutirão de captura teve duração de quatro horas, seguido por pouco mais de uma hora de procedimentos cirúrgicos, realizados dentro do Castramóvel da Sepet, assegurando o bem-estar dos animais e a redução de futuros abandonos.


Além dos gatos, quatro filhotes de cachorro que estavam na comunidade foram resgatados e estão disponíveis para adoção. A comunidade ainda possui outros animais em situação de risco devido ao avanço rápido das águas.
Participaram da ação a deputada estadual Joana D’arc, que acompanhou a equipe no resgate, e o vereador Aldenor Lima, presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que reforçou a importância de ações preventivas de controle populacional.
Solidariedade
A iniciativa integra os esforços permanentes do Governo do Amazonas para o controle ético e responsável da população animal, além de prestar assistência a famílias em situação de vulnerabilidade.
Interessados em adotar os animais ou prestar apoio ao casal podem entrar em contato pelo número (92) 98201-3805.
O post Governo do Amazonas realiza mutirão e castra 80 gatos acolhidos por casal de idosos no Careiro da Várzea apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.