Ação auxilia pessoas em vulnerabilidade social que não puderam buscar o documento na sede
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O Governo do Amazonas está realizando a entrega domiciliar de mais de 900 carteiras de identificação de pessoas com deficiência esquecidas na pasta da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A ação auxilia o acesso desses indivíduos aos seus direitos prioritários na sociedade.
Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD) da Sejusc, a ação trabalha na acessibilidade dessa população, disponibilizando o serviço de entrega na capital e Região Metropolitana. Entretanto, este é um serviço pontual, realizado devido ao acúmulo de carteirinhas na pasta.
Estão sendo entregues as carteiras de identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), do Transtorno do Espectro Austista (Ciptea) e o Passe Legal.
De acordo com a secretária da SePcD, Selma Nunes, o foco é ajudar as pessoas em vulnerabilidade social que não podem buscar o serviço no dia a dia e estão esperando pelo documento há anos.
“Nos deparamos com uma demanda muito alta de carteirinhas na nossa secretaria, então nós entramos com uma intervenção de entregar na casa dessas mães, das pessoas que não podem ir buscar, e com isso já alcançamos um número bem expressivo de crianças e adultos com deficiência”, reiterou.
Contemplada com a entrega, a mãe atípica, Ádila Reis, agradeceu por ter recebido a Ciptea de seu filho Nicolas André, de 16 anos. Solicitada há três anos, ela explicou que não conseguiu buscar devido a rotina com o filho e, assim, falta disponibilidade para ir à sede da SePcD – local de retirada.
“Quando me ligaram, eu nem acreditei que eu ia receber isso em casa. Eu fiquei muito grata, porque isso é muito importante, nem todo o tempo a gente pode sair, então isso foi muito bom”, comentou.
“Eu me sinto grata porque esse é um direito adquirido e conquistado do meu filho. Isso é importante para ele, porque vai ajudar em várias coisas, como facilitar a ida e volta dele em qualquer lugar”, acrescentou a mãe.
Local de retirada
Pessoas com deficiência, pais e/ou responsáveis podem retirar a documentação solicitada na sede da SePcD, localizada dentro do Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD), na rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Caso tenha dúvidas se o documento já foi emitido, pode entrar em contato pelo número (92) 98406-0249.
O post Governo do Amazonas realiza entrega domiciliar de cerca de 900 carteirinhas PcD na capital e Região Metropolitana apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.