O objetivo das ações de intensificação nos fins de semana é reduzir o tempo de espera

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), realizou, neste sábado (12/04), uma ação de intensificação de consultas para pacientes com doenças dermatológicas. Com uma equipe de 85 profissionais, foram atendidos mais de 200 pacientes agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, acompanhou a ação e destacou a importância de iniciativas como esta para ampliar os atendimentos e reduzir o tempo de espera. Todos os atendimentos, afirma a secretária, foram agendados pelo Sisreg e os pacientes avisados pela Assistente Virtual do programa Saúde AM Digital do Governo do Amazonas.
“Através da implementação da Assistente Virtual, podemos observar mudanças significativas no sistema de saúde do Amazonas, com redução do tempo de espera em diversas especialidades, incluindo a dermatologia”, destacou a secretária. “Com o envio de mensagens para pacientes aguardando consultas ou cirurgias dermatológicas, um grande número de pessoas está sendo atendido, ampliando o acesso ao sistema de saúde e fortalecendo o SUS no Amazonas, tornando-o mais eficiente e eficaz”, afirmou.

O paciente João Balieiro, de 82 anos, foi um dos que estavam na fila da regulação para passar pelo atendimento com dermatologista neste sábado. A filha dele, Alcilene Balieiro, 46, contou que o agendamento foi feito através da Assistente Virtual. “Através da mensagem da secretaria, soubemos que ele deveria comparecer aqui na Fundação. Agora, ele já está encaminhado para fazer uma biópsia e vai fazer o acompanhamento. A gente tem um certo medo quando recebe essas mensagens, mas confiamos e deu certo. Ele fez a consulta e já pegamos a medicação que foi passada pela médica aqui na unidade”, relatou a filha do paciente.
O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, avaliou como positivo o trabalho realizado e anunciou novas ações. “A Fundação Alfredo da Matta se dispõe a fazer mutirões no fim de semana, com o objetivo de agilizar o tratamento e dar solução a esses pacientes que estão na fila da regulação. Este é o primeiro e a cada mês nós vamos fazer um, até zerar a fila”, afirmou Chirano.

Doenças graves
Cerca de 15 dermatologistas participaram da ação, com o apoio de estudantes de medicina da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas (Ufam e UEA), somando 80 envolvidos na ação. Um levantamento preliminar dos atendimentos revelou a detecção de um caso de hanseníase e 20 casos de câncer de pele, além de casos de psoríase, dermatite atópica e dermatite seborreica. Os dados consolidados serão incluídos em um relatório do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta.
O post Governo do Amazonas realiza ação com mais de 200 atendimentos dermatológicos na Fuham apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.