Governo do Amazonas leva regularização de documentos a produtores rurais da calha do Rio Negro

Redacao
Por Redacao

As atividades envolvem emissão e renovação de CPP, CAR,CAF e, também, acesso a crédito rural viabilizado pelo Idam

Foto: Arquivo/Idam

Produtores rurais de comunidades localizadas na calha Rio Negro, no entorno de Manaus, serão beneficiados, nos dias 21 e 22 de agosto, com uma ação itinerante realizada pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A atividade está relacionada à emissão e renovação de Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A ação itinerante é uma iniciativa do Governo do Amazonas, da qual, além do Idam, também fazem parte a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), além do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No que diz respeito à participação do Idam, as atividades acontecerão nas comunidades rurais Nova Esperança do Apuaú, no dia 21, e Monte Sinai, no dia 22. Trabalhadores rurais das demais comunidades adjacentes, como Nossa Senhora de Fátima, Nova Aliança e Maravilha, também poderão usufruir dos serviços ofertados.

Foto: Arquivo/Idam

Mais serviços

De acordo com o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) do Idam, Orleidson Sales, a ação itinerante tem como objetivo levar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos trabalhadores rurais das regiões mais afastadas, principalmente durante o período da estiagem. Ele reforçou, ainda, que também serão prestadas orientações ao público em relação aos serviços ofertados pelo instituto, como o acesso ao crédito rural, viabilizado em conjunto com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

“Ciente dos entraves logísticos enfrentados pelos moradores da região, que se agravam durante a estiagem, o Idam contará com uma equipe técnica, que fará todo o trajeto de barco na região para atender o máximo possível de produtores rurais dessas localidades. Destacamos ainda que, além da ação, também realizaremos visitas técnicas às propriedades dessas comunidades para promovermos orientações direcionadas às atividades agropecuárias”, informou Sales.

Os atendimentos relacionados aos serviços de Ater serão prestados por técnicos das Unidades Locais (UnLoc’s) Idam Zona Leste/Manaus e Novo Airão, em uma embarcação, que estará ancorada nas duas comunidades.

Compartilhar este artigo