O programa credenciou 49 empresas moveleiras de 18 municípios do estado, este ano, para o fornecer mobiliários escolares para as unidades da rede estadual de ensino

Foto: Jhonny Marques e Lara Gomes/ADS
O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), iniciou, nesta quarta-feira (30/04), a primeira etapa de assinatura de contratos dos credenciados no Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove). Nesta primeira fase, são 44 contratos assinados para o fornecimento de mobiliários escolares direcionados às unidades da rede estadual de ensino, neste ano.
Além desses acordos, conforme a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, credenciados no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e no Programa de Assistência Familiar (PAF), também já formalizaram contratos com órgão, este ano, para fornecer produtos da agricultura familiar. Até o momento, já foram assinados 197 contratos pelo Preme; e 62 acordos foram formalizados pelo PAF.
“O Promove, o Preme e PAF são programas importantes que o governador Wilson Lima continua incentivando para que eles cresçam e melhorem a cada ano. Eles auxiliam diretamente os trabalhadores rurais e do seguimento moveleiro do Estado”, disse diretora-presidente da ADS, explicando que o Promove e o Preme são desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Foto: Jhonny Marques e Lara Gomes/ADS
Michelle Bessa explicou, ainda, que ao longo desta semana, as equipes da ADS estiveram reunidas com os produtores e moveleiros para garantir o fortalecimento da economia sustentável no Estado. “Hoje esses participantes estão crescendo junto com os programas. Nos alegra ver que, a cada ano, novos credenciados se juntam a nós, acreditando no Governo do Estado, e buscando uma oportunidade. E é nosso papel garantir que todos tenham essa chance”, pontuou.
Há 12 anos participando do Promove, Carlos Santana foi um dos beneficiados com a assinatura do contrato. Na ocasião, ele destacou que a valorização do programa aos profissionais do interior. “Aquelas pessoas que estavam lá, meio esquecidas, sem muitas oportunidades, esse programa veio como uma chance, uma porta que se abriu, que o Governo realizou. Para mim, foi um processo maravilhoso, um projeto muito bom. O programa me ajudou a fortalecer minha atuação e desenvolver e ampliar o meu negócio”, declarou.

Foto: Jhonny Marques e Lara Gomes/ADS
Promove
Este ano, o programa credenciou um total de 50 empresas moveleiras de 18 municípios do estado, são eles: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Borba, Carauari, Careiro, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã e Tabatinga.
Preme
Mais de 1.200 interessados, incluindo produtores rurais, associações, cooperativas e agroindústrias, foram credenciados para o Preme, em 2025. O edital superou o número de inscritos dos últimos anos, alcançando 42 municípios do Amazonas. Desses, Iranduba destaca-se com 278 agricultores inscritos, sendo as hortaliças o produto mais cultivado na região.
PAF
O PAF utiliza o mesmo cadastro de fornecedores credenciados no edital do Preme. O programa tem duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação para famílias em vulnerabilidade social; e incentivar a agricultura familiar e a piscicultura. O Governo compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar.
O post Governo do Amazonas inicia primeira etapa de assinaturas de contratos dos credenciados no Promove apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.