Há 5 minutos
O Centro de Estudos Superiores (CESP) recebeu 47 pontos da nova iluminação em suas áreas comuns
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
O Centro de Estudos Superiores (CESP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), acaba de receber iluminação pública de LED, pelo Programa Ilumina+ Amazonas, do Governo do Estado. Foram implantados no campus universitário 47 pontos da nova iluminação pública.
Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa está modernizando o sistema de iluminação pública do interior do Estado. Já foram alcançados 42 municípios e mais de 120 comunidades rurais e indígenas, onde foram implantados mais de 74 mil pontos de LED.
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que a implantação de LED foi um compromisso que o governador Wilson Lima assumiu com a comunidade acadêmica da UEA de Parintins, durante reunião realizada no mês passado com alunos, professores e funcionários do campus.
“Na parte da manutenção do prédio, a equipe da UGPE fez alguns trabalhos de melhorias. Com relação ao Ilumina+ Amazonas, identificamos que o prédio estava muito escuro à noite e era uma reclamação por parte da comunidade acadêmica”, contou o secretário. “Nós fizemos, então, a implantação dos pontos de LED e, agora, a instituição está com uma iluminação muito boa”, completou.
O Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, tradicionalmente utilizadas na iluminação pública do interior. O LED proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia, garantindo a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera. Permite, ainda, maior luminosidade nas vias públicas, o que contribui para a segurança das pessoas. As luminárias de LED também não possuem metais pesados na sua composição, como as lâmpadas tradicionais, sendo menos poluentes.
A diretora da unidade, Keila Amoedo, destacou as melhorias proporcionadas com a nova iluminação. “Hoje, temos uma iluminação muito melhor no prédio da unidade, que gera também economia de energia e menos impacto ao meio ambiente. Então, com a troca das lâmpadas antigas pelo LED, também conseguimos nos sentir mais seguros com a universidade mais iluminada”, disse.
Mais serviços
Em Parintins, além da unidade da UEA, o Ilumina+ Amazonas também contemplou, neste mês de julho, a Escola Estadual Thomaszinho Meirelles (GM3), o bairro Jacareacanga, além de 11 ramais. Também está sendo feita a implantação de LED em 81 comunidades ribeirinhas e indígenas do município, com previsão de conclusão até o próximo dia 5 de agosto.
Na primeira fase do programa, Parintins foi um dos primeiros municípios do Estado a receber iluminação de LED. Em dezembro de 2022, foi concluída a execução de 6.671 pontos de LED na área urbana de Parintins e nas cinco maiores comunidades do município: Caburi, Mocambo, Valéria, Vila Amazônia e Zé Açu. O investimento foi de R$ 12,8 milhões.