Governo do Amazonas discute parcerias público-privada na 22ª Semana da Sustentabilidade do BID

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, é um dos painelistas do evento internacional, que acontece de 11 a 13 de junho, no Centro de Convenções Vasco Vasques

Foto: Tiago Corrêa/UGPE 

O secretário de Projetos Especiais do Governo do Amazonas, Marcellus Campêlo, é um dos painelistas da 22ª Semana da Sustentabilidade, a Sustainability Week (SW24), promovida pelo BID Invest, instituição do Grupo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O evento será realizado de 11 a 13 de junho, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus.

Um dos mais importantes eventos da Agenda Global de Sustentabilidade para o setor privado acontece pela primeira vez fora dos Estados Unidos e conta com apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Movimentação de Ativos (Cada), da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Marcellus Campêlo foi convidado para participar do painel sobre Parcerias Público-Privadas, com o tema “PPP sustentáveis: da preparação ao financiamento”, que acontecerá na quinta-feira (13/06), às 14h, e terá como moderador o diretor de Infraestrutura do BID Invest, Felipe Ezquerra.

O secretário adiantou que o painel vai discutir a parceria público-privada como mecanismo de promoção de infraestrutura e como ela pode influenciar para se alcançar os objetivos de sustentabilidade socioambientais nos projetos de desenvolvimento. “Um ponto importante na abordagem sobre soluções e caminhos para inserir o desenvolvimento sustentável nessa área de PPPs”, completou.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE 

Programação

Serão cinco os temas apresentados durante a 22ª Semana da Sustentabilidade: Investimento de Impacto, Amazônia, Inclusão, Bioeconomia e Mudanças Climáticas. Além disso, ferramentas, práticas e experiências que estão moldando o futuro do impacto sustentável no país e no mundo.

O evento contará com uma série de palestras, painéis de discussão e workshops que abordarão temas como energia renovável, conservação da biodiversidade, gestão de recursos hídricos, economia circular, dentre outros. A programação foi cuidadosamente elaborada para proporcionar um espaço de troca de conhecimentos e experiências, incentivando a cooperação internacional em prol da sustentabilidade.

Além de Campêlo, o Governo do Amazonas terá como palestrante, o diretor-presidente da Cada, Acram Isper Júnior. Entre os palestrantes estão, também, Luiza Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza; Aitor Ezcurra, diretor de investimentos do BID Invest; Jorge Rubio, diretor-executivo e chefe global do banco Citi; Denis Minev, diretor-presidente da Bemol; Mauro Correa da Costa, gerente sênior de Relacionamento e Abastecimento da Sociobiodiversidade da Natura; e Devanyr Aquino, superintendente executivo de Inteligência de Dados do Bradesco.

Foto: Divulgação/UGPE 

Boas práticas

Os eventos da programação da Semana foram projetados para ter as melhores práticas de sustentabilidade, o que inclui a implementação de medidas de eficiência energética, política de zero desperdício de alimentos, e o envolvimento de fornecedores locais para todos os serviços. Também estão entre as práticas a destinação correta de resíduos, eliminação de plásticos descartáveis e o uso de materiais reciclados, que serão doados após o evento. E a madeira vem de barcos reciclados do porto de Manaus.

“A triagem dos resíduos recicláveis será feita por cooperativas locais. Os orgânicos vão para uma empresa de compostagem, as lonas do evento vão para o projeto REUSA, para serem transformadas em ecobags e os alimentos que não forem utilizados no buffet irão para um abrigo”, destaca Daniel Santos, embaixador e consultor do Instituto Lixo Zero no Amazonas, CEO da Damata Consultoria, empresa de Manaus, que está responsável pela gestão de resíduos do evento do BID.

Foto: Antonio Lima/Secom

Projetos Especiais

A Unidade Gestora de Projetos Especiais é um órgão do Governo do Amazonas responsável pelo planejamento, execução e gestão de obras, programas e projetos estratégicos voltados para o desenvolvimento urbano, social e ambiental do Estado.

Responde pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim); Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), Programa de Saneamento Integrado do Interior/Maués (Prosai Maués) e Programa de Saneamento Integrado do Interior/Parintins (Prosai Parintins), projetos estes que contam com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O órgão também é responsável pela execução do Programa de Modernização da Iluminação Pública do Interior – Ilumina+ Amazonas e convênios com prefeituras municipais do Estado, incluindo a de Manaus, voltados para infraestrutura e urbanização.

Referência na realização de obras e projetos executados com excelência, celeridade e respeito às pessoas e ao meio ambiente, a missão da UGPE está alinhada com as melhores práticas de gestão e governança.

Credenciamento de Imprensa

Para a cobertura da 22ª Semana da Sustentabilidade, o acesso é pelo o link https://idbinvest.org/en/news-media/idb-invests-sustainability-week-will-convene-more-500-global-leaders-manaus-brazil

O post Governo do Amazonas discute parcerias público-privada na 22ª Semana da Sustentabilidade do BID apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment