Governo do Amazonas adquire 300 toneladas de suplemento alimentar para atender rebanho de pecuaristas afetados pela estiagem

Redacao
Por Redacao

O anúncio ocorreu durante a abertura oficial da 46ª Expoagro

FOTO: Divulgação/Sepror

O governador Wilson Lima anunciou que o estado vai adquirir cerca de 300 toneladas de suplemento alimentar para atender aos rebanhos dos pequenos pecuaristas afetados pela estiagem severa, durante a abertura da 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro). A Secretaria de Estado de Produção (Sepror), responsável pelo repasse da suplementação, já iniciou a compra de 112 toneladas de farelo de soja e 120 toneladas de sal mineral, um investimento de R$ 1 milhão para socorrer o setor pecuarista.

“Os pequenos pecuaristas que tiveram suas produções agropecuárias afetadas pela estiagem, vamos dar esse incentivo, comprando o suplemento alimentar para o gado, como casquilho de soja, farelo de trigo e sal mineral, para atender essas pessoas que mais precisam, essa é a determinação do governador Wilson Lima”, disse o secretário da Sepror.

No total, a Sepror vai adquirir aproximadamente 300 toneladas de suplemento alimentar, entre: casquilho de soja, farelo de trigo e sal mineral; para atender aproximadamente uma (01) mil propriedades de pequenos pecuaristas. Inicialmente o apoio deve alcançar os municípios com os maiores rebanhos do estado, com o investimento de R$ 1 milhão.

A suplementação para a produção da pecuária garante a ingestão ideal de sais, nutrientes e proteínas necessários para o desenvolvimento dos animais, principalmente em épocas de estiagem, ou pastagem avariada, contribuindo com o aumento da produção de carne e leite, melhorando a saúde do rebanho e diminuição da mortalidade, suprindo as deficiências das pastagens.

Expoagro 2024

FOTO: Divulgação/Sepror

A Expoagro começou na terça-feira (24/09), e segue até o dia 29 de setembro no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins. A feira conta com aproximadamente 580 expositores e deverá receber mais de 280 mil pessoas.

O parque, que está aberto entre 9h às 23h, conta com feiras de produtos regionais, acesso ao crédito rural por agentes financeiros, atrações culturais locais, gastronomia, parque de diversões, rodeio, vaquejada, prova dos três tambores, artesanato, espaço infantil, exposição de animais, exposição e venda de equipamento agrícolas, cursos de capacitações, rodada de negócios, entre outros.

Compartilhar este artigo