Gestores da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, participam, nesta quarta-feira e quinta-feira, 3 e 4/12, da reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), que acontece em Ouro Preto (MG). O objetivo do encontro é discutir e definir ações para a aprimorar o Sistema Único de saúde (SUS).
Além da secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, participam do evento os subsecretários de Gestão da saúde, Djalma Coelho, e de gestão administrativa e Planejamento, Nagib Salem.
A titular da Semsa destaca que a reunião do Conares é muito importante, porque é o momento em que gestores do Brasil inteiro trocam experiências, discutem a formulação de políticas e deliberam sobre ações que têm o intuito de melhorar a saúde pública.
“O evento cria oportunidades para que os gestores municipais exponham as singularidades de sua região para que essas especificidades sejam consideradas na definição de parâmetros de avaliação e de propostas de ações, programas e financiamento da saúde. Então este evento é muito especial para os que atuam no SUS”, sintetiza Shádia Fraxe.
A programação do encontro começou com a discussão sobre o tratamento da fibrose cística pela SUS, doença genética e hereditária, bem como no acompanhamento dos usuários que sofrem da enfermidade crônica.
Ainda na quarta, 3/12, fez parte da programação o lançamento do Curso de Aperfeiçoamento em Oncologia na Atenção Primária à saúde pelo Centro Especializado em Oncologia A.C. Camargo, em colaboração com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de saúde (Conasems).
Na quinta-feira, 4/12, a programação contempla a atual conjuntura da saúde pública e, em seguida, a pauta será a deliberação sobre a comissão de infraestrutura do Congresso do Conasems de 2027. O evento prossegue com debate sobre o aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária em saúde (APS) e pactuações relacionadas à Comissão Intergestora Tripartite (CIT).
O Conares é um órgão colegiado que juntamente com a instância estadual do Conselho Nacional de Secretários de saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de saúde (Conasems) e o Ministério da saúde, atua na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), fórum em que todos os entes envolvidos na gestão do SUS discutem e pactuam deliberações para melhoria da saúde pública.
— — —
Texto e fotos – Divulgação/Semsa