FVS-RCP prorroga inscrições do Paic sobre Vigilância em Saúde

Redacao
Por Redacao

Inscrições vão até 25 de abril

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulga a prorrogação das inscrições do Programa de Iniciação Científica (Paic), edição 2025/2026. Os candidatos devem submeter as inscrições até 25 de abril, enviando documentação exigida no edital, disponível em: https://encurtador.com.br/SiLpB .

O programa oferece 14 bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e é voltado para universitários interessados em pesquisa na área de vigilância em saúde. Na FVS-RCP, a iniciativa é coordenada pela Gerência de Pesquisa Aplicada à Vigilância em Saúde (GPAVS), vinculada à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o Paic tem como objetivo despertar a vocação científica entre universitários. “O Paic incentiva o pensamento científico, criativo e inovador do estudante de graduação, preparando os participantes para os desafios do mercado de trabalho”, ressalta.

Por meio do Paic, o pesquisador acessa o aprendizado prático em técnicas e métodos de pesquisa. “A iniciação científica contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno da aprendizagem”, complementa o gerente de Pesquisa Aplicada à Vigilância em Saúde na FVS-RCP, Timóteo Watanabe.

Temas estudados

Entre os campos da vigilância em saúde estudados na edição 2024/2025, do Paic, na FVS-RCP, estão: prática educativa em saúde, vigilância em saúde do trabalhador, mortalidade por infecções e doenças sexualmente transmissíveis, tratamento de doenças, prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, abandono de terapia antirretroviral, envenenamento por animais peçonhentos, óbitos evitáveis, violência autoprovocada e violência sexual.

O post FVS-RCP prorroga inscrições do Paic sobre Vigilância em Saúde apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo