Ação reforça prevenção e tratamento da doença nos municípios do interior

A prevenção e o combate à tuberculose estão sendo intensificados no Amazonas com a Campanha Estadual contra a Tuberculose, com ação executada até esta sexta-feira (28/03). A programação incluiu os municípios de Nhamundá e Parintins (respectivamente, a 383 e 369 quilômetros de Manaus). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), reforça a importância da identificação precoce e do tratamento preventivo da doença.
A abertura oficial da campanha foi realizada em Nhamundá, com a participação de profissionais de saúde. A programação no município aconteceu nos dias 24 e 25 de março. Em seguida, de quarta-feira (26/03) até esta sexta-feira (28/03), a programação está sendo realizada em Parintins.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta os pulmões, principalmente, e pode ser transmitida pelo ar. Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, nos últimos anos, houve muitos avanços em se tratando de prevenção e diagnóstico da doença.
“A tuberculose tem prevenção, tem tratamento e tem cura. É importante destacar que todo esse esquema para detectar e tratar a tuberculose é oferecido de forma gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde) Amazonas”, declarou a secretária da SES-AM.
A SES-AM, junto com a FVS-RCP, ampliou o acesso ao Tratamento Preventivo da Tuberculose (TPT), que reduz o risco de adoecimento de pessoas que tiveram contato com infectados. Também está sendo reforçado o cuidado com a Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), condição em que o indivíduo carrega a bactéria, mas sem manifestação da doença, podendo desenvolvê-la no futuro.
“A FVS-RCP, por meio dessa ação, reitera o compromisso em promover a saúde da população amazonense, com foco na prevenção e no tratamento eficaz da tuberculose”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Campanha no interior
A campanha é realizada em parceria com o Ministério da Saúde, grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) dos municípios que recebem a programação.
“Nhamundá e Parintins estão entre os primeiros seis lugares na classificação na taxa de incidência de tuberculose no estado. Nosso foco é fortalecer a prevenção e difundir o tratamento preventivo da tuberculose, especialmente para as populações mais vulneráveis”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Lara Bezerra.
A campanha também envolve capacitação de profissionais de saúde, busca ativa de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da tuberculose, orientações sobre sintomas, prevenção e adesão ao tratamento. Além disso, a programação inclui visitas técnicas a unidades de saúde e treinamentos para os profissionais de saúde, reforçando as diretrizes para o atendimento de pacientes com tuberculose.
Caminhada contra a tuberculose
Em Manaus, no dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a FVS-RCP participou da Caminhada pelo Combate à Tuberculose, realizada no Centro de Manaus, de iniciativa do Comitê de Controle da Tuberculose no Amazonas. Com o tema “Tuberculose não! Vamos Amazonas: Prevenir, curar e eliminar”, a ação mobilizou profissionais de saúde, estudantes e a população em geral, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento preventivo.
O post FVS-RCP promove Campanha Estadual contra a Tuberculose no interior do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.