FVS-RCP compartilha experiência do Amazonas com o sistema Aesop durante workshop nacional, em Salvador

Redacao
Por Redacao

O evento reuniu especialistas e representantes de vigilâncias estaduais de todo o país

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), apresentou, na quinta-feira (16/10), a experiência do Amazonas na utilização do Sistema de Alerta Antecipado de Surtos com Potencial Pandêmico (Aesop) durante o 3º Workshop Anual da Aesop, em Salvador (BA). O evento reuniu especialistas e representantes de vigilâncias estaduais de todo o país.

A apresentação foi conduzida pelo o diretor de Planejamento, Emergências em saúde Pública e Ações Estratégicas da (Diplae/FVS-RCP), Augusto Zany, que destacou os aprendizados, resultados e próximos passos da implantação do sistema no estado. O Amazonas foi o primeiro estado a adotar a ferramenta, utilizada para identificar precocemente sinais de surtos e fortalecer a resposta rápida em saúde pública.

Durante a explanação o diretor da Diplae/FVS-RCP, Augusto Zany enfatizou que o uso da ferramenta representa um marco no avanço da vigilância baseada em dados. “O AESOP é uma inovação estratégica que aprimora a capacidade do Amazonas em antecipar surtos e qualificar a resposta em saúde pública, especialmente em um estado de dimensões continentais e desafios logísticos como o nosso”, destacou.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou que a adoção do sistema reforça o esforço do Amazonas com a modernização da vigilância em saúde e o trabalho articulado entre os municípios. “A implementação do Aesop no Amazonas reflete o investimento contínuo em ciência, tecnologia e inovação aplicadas à saúde pública. É um exemplo de como o uso de dados e inteligência PODE salvar vidas, fortalecendo nossa capacidade de resposta diante de possíveis emergências sanitárias”, afirmou.

Implementações

Entre os próximos passos, estão o alinhamento ao NOVO painel da Aesop, a atualização dos instrumentos de coleta de dados e a padronização das ações junto à REDE do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em saúde (CIEVS/AM) e às vigilâncias epidemiológicas municipais. Também está em andamento a integração do sistema com outras estratégias, como a vigilância ativa em escolas e o monitoramento de eventos de massa, ampliando o alcance das ações preventivas no estado.

A participação da FVS-RCP no workshop reforça a política institucional com a inovação em vigilância em saúde, o uso de dados para decisões baseadas em evidências e a cooperação interinstitucional para a proteção da saúde da população amazonense.

Compartilhar este artigo