FVS-RCP capacita profissionais para atuação em casos de intoxicação por metanol

Redacao
Por Redacao

Evento integra ações de vigilância para prevenir e responder a emergências em saúde pública

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (15/10), o webinar “Manejo Clínico de Paciente com suspeita de Intoxicação por Metanol”, voltado a profissionais de saúde. O encontro teve como objetivo atualizar protocolos clínicos e fortalecer a REDE de vigilância frente aos riscos de intoxicação química.

A atividade faz parte das ações do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em saúde (Cievs Amazonas), da FVS-RCP, responsável por coordenar a detecção, monitoramento e resposta a emergências em saúde pública no estado.

O webinar foi conduzido pela médica toxicologista Patrícia Drumond, referência nacional em toxicologia clínica, com mediação da farmacêutica Vivian Pereira, coordenadora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Amazonas (CIATox-AM).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o evento integra as ações de preparação da REDE de assistência à saúde para a identificação precoce, resposta rápida e tratamento adequado de casos suspeitos de intoxicação por metanol, conforme protocolo do Ministério da saúde.

“Reforço que, até o momento, o Amazonas não registra casos suspeitos, mas o risco existe. A intoxicação por metanol é um evento de saúde pública. Esse treinamento on-line tem o objetivo de fortalecer a capacidade dos profissionais de saúde para reconhecer precocemente os sinais clínicos e Agir de forma oportuna diante de possíveis ocorrências”, destacou Tatyana.

Durante a apresentação da médica Patrícia Drumond, foi abordada a importância do diagnóstico diferencial e do tratamento específico nos casos de intoxicação por metanol. “É importante identificar os quadros clínicos que diferenciam a intoxicação por metanol de outras condições parecidas como cetoacidose alcoólica e diabética e intoxicação por outras substâncias tóxicas e reforçou a necessidade de identificação precoce e manejo adequado para evitar complicações graves”, destacou.

O webinar também reforçou a importância da integração entre os serviços de saúde, a vigilância em saúde e o CIATox-AM, que oferece suporte técnico especializado em casos de intoxicação por metanol, medicamentos e agentes biológicos. O vídeo completo da apresentação está disponível no canal oficial da FVS-RCP no YouTube.

Compartilhar este artigo