Profissionais cursaram o Programa de Residência Médica da FUHAM
FOTOS: Simone Carol / FuhamA Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), realizou na manhã desta quinta-feira (15/02) a solenidade de formatura da turma de 2024 do curso de Residência Médica em Dermatologia, ministrado na instituição.
O diretor presidente da FUHAM, médico dermatologista, Carlos Chirano, ressaltou a importância da residência médica e o compromisso da instituição em formar profissionais de excelência. “A Fundação Alfredo da Matta é um centro de residência médica que vem formando especialistas para o mercado de trabalho; já são mais de 50 profissionais de vários níveis, renomados, titulares em universidades, atuando em vários estados e isso é um compromisso social que o Alfredo da Matta presta à sociedade, colocando no mercado, profissionais altamente qualificados”, afirma Chirano.
FOTOS: Simone Carol / FuhamMais de três décadas
Este ano, dois novos especialistas concluíram o período de três anos de residência: a médica Isabelle Louise de Figueiredo e o médico Mathias Gama Ferreira. Com a conclusão desta turma, já são 56 profissionais especialistas em dermatologia, formados na FUHAM, desde que a residência médica foi criada na fundação, há 38 anos.
Implantado em 1986, o Programa de Residência Médica em Dermatologia da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta é fruto de uma parceria entre a instituição e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, seção Amazonas (SBD/AM) e desde então, vem contribuindo para o crescimento da especialidade. A coordenação do programa, atualmente, é exercida pela médica dermatologista Adriana Raposo.
“Creio que a essa residência ajudou a construir uma dermatologia bem avançada em Manaus; hoje temos dermatologistas fazendo quase todas as áreas da dermatologia, como é feito em qualquer lugar do mundo; uma das áreas que avançou muito com essa residência foi a entrada da cirurgia dermatológica; eram poucos profissionais dermatologistas que faziam cirurgia e foi implementada aqui no Alfredo da Matta, com o doutor Chirano, posteriormente com o doutor Renato [Cândido]” explica o médico dermatologista e um dos idealizadores do Programa de Residência Médica em Dermatologia na FUHAM, Sinésio Talhari.
Compromisso dos formandos
Para os formandos, o dia foi de muita emoção e comemoração. A médica Isabelle Figueiredo relembra sua trajetória e a certeza da escolha pela dermatologia. “Foi um sonho para mim, passar na residência médica mais concorrida da atualidade e um sonho maior ainda ter a oportunidade de aprender tudo isso em um lugar tão relevante quanto a Fundação Alfredo da Matta; olhando para trás, vejo as transformações que vivenciei e as vidas que tive o privilégio de tocar e hoje vejo que não teria outro caminho para mim, que não a dermatologia”, afirmou Isabelle.
O médico Mathias Ferreira também destacou o orgulho de fazer parte da residência médica na FUHAM. “É uma grande emoção, ficamos esperando três anos por este momento e se concretiza no sonho de se formar numa das instituições que tem mais renome dentro da dermatologia, para nós que sempre sonhamos em ser dermatologistas é uma realização, mesmo”, disse Mathias.
Base da instituição
Carlos Chirano também lembra que o ensino é uma das ações importantes desenvolvidas pela FUHAM, juntamente com a assistência e a pesquisa. É um dos pilares que formam a missão da instituição.
“Isso é um complemento das ações do Alfredo da Matta, que faz assistência, ensino e pesquisa; nessa área do ensino, essa capacitação é feita com excelência, somos uma residência que temos um nível de aprovação, títulos nacionais, muito boa; para nós isso é motivo de muita honra, muito orgulho, deixar mais uma turma de profissionais formados para seu trabalho e prestação de serviço à sociedade”, finaliza o diretor presidente.