Dois trabalhos realizados pela instituição foram reconhecidos como “Melhores Trabalhos Científicos” durante o evento


A Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI) foi reconhecida nacionalmente durante o 12º Congresso Brasileiro de telemedicina e Telessaúde (CBTMS), realizado entre os dias 15 e 17 de outubro no Rio de Janeiro, ao conquistar o prêmio de Melhor trabalho Científico com dois projetos desenvolvidos na instituição.
O reconhecimento consolida o papel da FUnATI como referência na inovação tecnológica aplicada à saúde da pessoa idosa na região amazônica. A instituição foi condecorada por dois importantes projetos: “Desenvolvimento Tecnológico do GEROMAP: ferramenta digital aplicada à avaliação, planejamento e manejo do paciente idoso via telessaúde” e “Serviço de apoio via teleducação e teleconsultoria ao telediagnóstico em cardiologia vinculado ao Programa Nacional de Telessaúde e Telediagnóstico (PNTD) no Amazonas: relato de experiência”.
Os trabalhos são de autoria do corpo técnico e científico da FUnATI: Euler Esteves Ribeiro, Ednea Aguiar Maia Ribeiro, Ivana Beatrice Mânica da Cruz, Vanusa do Nascimento, Ivo Emílio da Cruz Jung, Pedro Carvalho Almeida, Ademir Guimarães da Costa Junior, Cristina Maranghello e Maria Fernanda Cattani, Raimundo Xavier Martins e Selena Soares Alves.
As premiações foram recebidas pela Pró-Reitora de Atenção à saúde da Pessoa Idosa da FUnATI, Dra. Vanusa Nascimento, que também apresentou outros trabalhos evidenciando as ações e resultados desenvolvidos pela instituição por meio do Núcleo Digital de saúde da Pessoa Idosa.
Para o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, o reconhecimento nacional é resultado do esforço contínuo da instituição em promover a saúde do idoso com base na ciência, inovação e compromisso social.
“Esses trabalhos representam o avanço da atenção à saúde da população idosa por meio da telessaúde, uma ferramenta que nos permite superar barreiras geográficas e garantir cuidado integral e humanizado, especialmente nas regiões mais distantes da Amazônia”, destacou.
Congresso Brasileiro de telemedicina e Telessaúde (CBTMS)
O evento, promovido pela Associação Brasileira de telemedicina e Telessaúde (ABTMS), teve como tema “educação para a transformação digital na saúde”, destacando a importância de preparar pessoas e instituições para os desafios e oportunidades da era digital.
No evento também foi lançado o livro “Telessaúde no SUS: avanços e desafios para o século XXI”, publicação na qual a FUnATI contribui com um capítulo sobre a construção de um modelo de atenção digital à saúde da pessoa idosa da Amazônia.
O CBTMS é um espaço de encontro entre profissionais, gestores, estudantes e representantes de instituições de ensino, governo e indústria, promovendo a troca de experiências, saberes e perspectivas sobre a saúde digital no Brasil e no mundo.