FCecon é classificada como alto desempenho na segurança do paciente

Redacao
Por Redacao

A posição é concedida por meio de avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), ocupa pelo quinto ano consecutivo a categoria de alto desempenho nas práticas de segurança do paciente. A posição é concedida por meio de avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Os bons resultado obtidos pela Fcecon foram divulgados durante o 5º Simpósio de Segurança do Paciente da FCecon, realizado nesta-sexta-feira (19/09), na Fcecon, no qual participaram o diretor-presidente, Gerson Mourão; da chefe de Enfermagem da unidade hospitalar, Shirley Fragoso; da coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/FCecon), Andréa Marques; e da diretora de Vigilância Hospitalar da Fundação de Vigilância em saúde (FVS), Evelyn Campelo.

Segundo a diretora de Vigilância Hospitalar da Fundação de Vigilância em saúde (FVS), Evelyn Campelo, a avaliação que classificou a FCecon como instituição de alto desempenho nas práticas de segurança do paciente é realizada anualmente e mensura a implantação dos protocolos de segurança e os indicadores de adesão aos protocolos. Ela destacou que a unidade hospitalar apresenta um desempenho excelente com relação à aplicação dos protocolos, desde 2020.

“O alto desempenho foi alcançado por meio do esforço da gestão e da equipe assistencial, que valorizam as questões de segurança do paciente e que buscam melhorias a cada um dos processos realizados pelos serviços. A assistência à saúde é complexa, por isso não existe assistência perfeita, sempre terá algo a ser melhorado. Mas a FCecon tem buscado melhorias e vemos nos resultados das avaliações”, parabenizou Campelo.

Cultura da segurança

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/FCecon), Andréa Marques, o alto desempenho na segurança do paciente fortalece a cultura de segurança, a gestão de riscos e a qualidade da assistência. “Esperamos repetir o resultado da alta conformidade em 2025, reflexo do trabalho educativo do seu NSP e do engajamento da equipe multiprofissional”, frisou.

Para o paciente, segundo Marques, o alto desempenho nas práticas de segurança representa uma melhora contínua, ou seja, significa que o hospital tem atuado, continuamente, na melhoria dos serviços disponibilizados e instituído novos protocolos para melhorar a qualidade da assistência prestada.

Simpósio

O 5º Simpósio de Segurança do Paciente da FCecon reúne enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de saúde que trabalham na assistência ao paciente oncológico.

O evento, segundo Marques, representa um marco no fortalecimento da cultura de segurança dentro da instituição. Ela explicou que o evento reforça a responsabilidade coletiva em garantir uma assistência cada vez mais qualificada, humanizada e livre de riscos.

O post FCecon é classificada como alto desempenho na segurança do paciente apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo