FCecon abre a 13ª Jornada de Iniciação Científica

Redacao
Por Redacao

A programação contará com palestras, minicursos, apresentação de casos de sucesso, defesas e a acolhida dos novos bolsistas

FOTO: Graziela Silva/FCecon

A abertura da 13ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), inovou ao promover uma programação dinâmica, com apresentação de experiências de coordenadores, casos de sucesso, palestras e minicursos, além das tradicionais defesas dos projetos de pesquisa da edição 2023-2024.

A Jornada Científica começou nesta terça-feira (06/08), no auditório da unidade hospitalar, dr. João Baldino, e prossegue até 12 de agosto. A programação contará com atividades pela manhã e à tarde. Ao todo, serão apresentados 65 projetos de pesquisa da edição 2023-2024 do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), que recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, agradeceu a equipe pela organização da Jornada Científica e condução dos trabalhos. Ela destacou que a unidade hospitalar cresceu na área de ensino e pesquisa, e pontuou que o Paic resgata, anualmente, em todos a vocação pela pesquisa.

“Sintam-se convidados a participar das atividades científicas, pois elas solidificam o olhar crítico do profissional. Os alunos são acompanhados antes, durante e após a aprovação dos projetos. A Fundação disponibiliza um programa de acompanhamento, o qual visa aos alunos o crescimento profissional”, disse Torres.

Carreira científica

A abertura da 13ª Jornada de Iniciação Científica contou com a presença da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, que destacou a importância do Paic. Ela ressaltou que os resultados obtidos por meio das pesquisas contribuem para o crescimento das ações na área de saúde, além de incentivar os novos alunos na carreira científica.

“A parceria entre a Fapeam e a FCecon, por meio do Paic, é fundamental. Foram financiadas 65 bolsas, as quais têm aumentado gradativamente. Sabemos da relevância desse incentivo à iniciação científica, que com certeza terá reedições. Desejamos apoiar mais os jovens para que tenham oportunidades de vivenciar essa experiência e que isso seja um diferencial na vida deles”, disse Perales.

FOTO: Graziela Silva/FCecon

Programação

Conforme a coordenadora do Paic/FCecon, Valquíria Alves Martins, nesta nova edição 2024-2025, a coordenação do programa busca promover, durante a Jornada de Iniciação Científica, além das apresentações dos resultados dos projetos desenvolvidos na edição 2023-2024, a apresentação de experiências de coordenadores, casos de sucesso, palestras e minicursos.

“O intuito é mostrar aos novos bolsistas, à comunidade científica e à sociedade em geral os resultados promissores dos ex-participantes do Paic quanto à sua formação profissional nos casos de sucesso, bem como incentivar e motivar os alunos da nova edição. Teremos também falas de coordenadores de outras instituições”, ressaltou Martins.

Defesas

Serão apresentados 65 trabalhos em forma de banner, a serem defendidos pelos seus respectivos bolsistas, para mostrar os resultados de um ano de pesquisa e suas contribuições para a comunidade acadêmica e os participantes das pesquisas.

Linhas de pesquisa

Os bolsistas, juntamente com seus orientadores, realizam pesquisas voltadas para o conhecimento em oncologia, abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento. Estas pesquisas abordam a qualidade de vida dos pacientes, os mecanismos de surgimento da doença e a eficácia do tratamento oncológico.

Compartilhar este artigo