A visita técnica faz parte da disciplina estágio supervisionado III do 8º período matutino do curso de Pedagogia da UEA
Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, recebeu, nesta terça-feira (09/01), uma turma com 24 estudantes do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os futuros pedagogos foram apresentados sobre a fundação e a atuação do pedagogo na vigilância em saúde do Amazonas.
Com o objetivo de ampliar a visão dos estudantes sobre a área de atuação do pedagogo, a turma participou de roda de conversa e teve contato com pedagogos que atuam no campo jurídico, em desenvolvimento de recursos humanos, educação em saúde e mobilização social, educação a distância, pesquisa aplicada à vigilância em saúde.
“A formação de futuros pedagogos abrange diferentes campos, incluindo a atuação para lidar com questões de saúde pública. Por meio de ensino e pesquisa, a FVS abre as portas para contribuir para o fortalecimento da formação desses profissionais”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Pela FVS-RCP, participaram da iniciativa Daniel Barros, de ensino e pesquisa institucionais, e a equipe de pedagogos que atuam na instituição: David Oliveira, Ivanilde Mafra, Elcilene Sinarega, Diocina Santana e Raimundo Sidnei Campos.
A visita técnica faz parte da disciplina estágio supervisionado III do 8º período matutino do curso de pedagogia da UEA e é realizada após solicitação da universidade. “A fundação tem uma pedagogia, trabalha o ensino e aprendizagem. Daí a importância desses futuros profissionais compreenderem a relação da Fundação com a pedagogia”, ressaltou Nataliana Paiva, professora do curso de Pedagogia da UEA.
A estudante de pedagogia Alice Barros Oliveira, 8º período de pedagogia da UEA, é uma das alunas da turma que realizou a visita. Ela também é aluna do Programa de Iniciação Científica em parceria com a Fundação, tendo o Professor Doutor Raimundo Sidnei Campos, do Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-RCP, como professor orientador, para estudar sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares em Manaus.
Para a estudante, a visita na fundação é oportunidade de ampliar os horizontes profissionais dos futuros pedagogos. “A docência é a maior parte da atuação do pedagogo, mas nós, como pedagogos, temos que saber quais são as nossas áreas de atuação, o que nós podemos fazer para além da escola. Podemos abrir o leque de oportunidades na nossa profissão”, disse Alice.
Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCPExtensão universitária
A visita da turma de pedagogia faz parte das ações do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), que atende instituições no intuito de realizar parcerias institucionais com instituições de ensino, além de contribuir e fortalecer a formação acadêmica de profissionais.