Há 29 minutos
A atividade permitiu que os alunos do 6º ao 9º ano pudessem integrar diversas disciplinas por meio da arte
FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Os estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Altair Severiano Nunes, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus, realizaram na manhã desta sexta-feira (16/08) a 1ª Mostra de Artes de Disciplinas Integradas, da unidade de ensino.
Realizada pelos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a atividade uniu as disciplinas de Educação Física, Artes, História, Ciências e Matemática. Em uma grande exposição distribuída pela escola, os estudantes puderam trabalhar de forma integrada os diversos conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula de forma lúdica.
A diretora da Eeti Altair Severiano Nunes, Lana Albuquerque, explicou que essa atividade da mostra é mais uma das diversas que a unidade de ensino realiza, em que os alunos desenvolvem o projeto e redigem um relatório que compõe nota para o bimestre.
“Para nós, isso é muito importante porque faz com que os alunos desenvolvam várias habilidades tanto motoras, quanto relacionais, sociais e emocionais também”, disse a diretora.
União das disciplinas no fazer arte
Os trabalhos consistiram em dobraduras de Tangram, dobraduras de insetos, desenhos de autorretrato, exposição de fotografias de períodos históricos da cidade, grafite e prática de slackline, que é um esporte de equilíbrio que usa fita de nylon.
Segundo o professor idealizador do projeto, Alexandro Ferreira, os estudantes desenvolveram essas atividades durante 2 meses, que culminaram nessa grande exposição. O professor explicou que foi uma forma de unir vários conhecimentos e apresentar novos, como no caso das fotografias, em que os alunos ficaram responsáveis por pesquisar como funcionavam as formas de entretenimento antigamente, em Manaus.
“O objetivo do nosso projeto é mostrar que, por meio das outras disciplinas, a gente pode produzir arte. Somos o 3º melhor Ideb do Amazonas dos Anos Finais, então isso é graças a essa integração das outras disciplinas dentro da nossa escola”, explicou o professor.
Diversão e aprendizado interdisciplinar
Durante a exposição, os estudantes puderam participar das atividades como o slackline e interagir com as exposições, como os desenhos de autorretrato. Como o principal objetivo da atividade era unir todas as disciplinas por meio das artes, muitos dos estudantes realizaram mais de uma atividade.
A estudante do 9º ano, Alice Neves, 14 anos, foi uma delas. Ela realizou as atividades de grafite, autorretrato e dobradura dos insetos. Segundo a aluna, foi muito gratificante poder participar das diversas atividades e fazer coisas que nunca tinha feito antes, como o grafite.
“O trabalho que eu mais gostei foi o grafite porque nunca tínhamos feito isso antes. A importância está em participar das atividades da escola, se incluir mais, e o professor está fazendo isso, nos incluindo e nos fazendo trabalhar e ajudar no trabalho”, disse a estudante.