Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da 2ª ‘Literat’ em escola da zona Sul

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 25/7, a 2ª edição do “Literat”, na escola municipal Waldir Garcia, localizada no bairro São Geraldo, zona Sul da capital. O evento envolveu aproximadamente 250 estudantes e teve como objetivo incentivar o hábito da leitura entre os alunos, promovendo o desenvolvimento da comunicação, expressão oral e escrita, além de despertar talentos como futuros escritores e poetas. 

Durante a programação, os alunos apresentaram diversos trabalhos voltados ao meio ambiente. Também abordaram temas relacionados à literatura e às artes, por meio de trava-línguas, prosas, contos, lendas e apresentações teatrais. As atividades destacaram a importância da leitura, incentivando a escrita e a formação de leitores, com o intuito de valorizar e fortalecer o hábito da leitura entre os alunos da rede municipal. 

Na ocasião, a gestora da escola, Lúcia Cortez, destacou a importância de realizar eventos como esse ao longo do ano letivo. “A feira é uma grande oportunidade para incentivar a leitura diária dos alunos. A escola Waldir Garcia é referência em leitura, com participação ativa dos estudantes. O trabalho é desenvolvido com alunos do ensino fundamental, e a escola oferece espaços com materiais acessíveis para promover o contato com a leitura e o desenvolvimento dos alunos”, afirmou Lúcia.  

O ator amazonense ADanilo, que é pai da aluna Leia Sahakian, do 2º ano, destacou a alegria de ter a filha estudando na escola Waldir Garcia, reconhecida nacionalmente e internacionalmente por seu trabalho educacional. 

“A escola é uma referência em educação, não só no Brasil, mas no mundo. Sempre tive o desejo de que minha filha estudasse aqui e agora ela está, o que me deixa imensamente feliz. Ela chega em casa motivada, interessada em tudo o que aprende, e o estímulo à leitura que recebe na escola é algo que me encanta como pai”, completou ADanilo.  

Os estudantes da escola se empenharam e brilharam com os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. As turmas do 1º ao 5º ano prepararam apresentações em suas respectivas salas e, em seguida, se apresentaram no pátio da escola, onde todos puderam prestigiar. 

Para Victoria Alcocer, aluna do 4º ano, que se destacou com sua apresentação sobre o meio ambiente, participar da feira foi uma experiência especial. “Estudamos poemas e apresentamos sobre o meio ambiente. Foi muito legal ver cada colega se apresentando. Durante as aulas, fizemos maquetes, leituras e começamos a treinar a nossa apresentação para hoje. Eu gostei muito de participar da feira, aprendi bastante sobre o assunto e espero poder participar outras vezes”, contou Victoria. 

 — — —

Texto – Thalia Rodrigues/ Semed 

Foto – Eliton Santos/ Semed 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCnNLZ

Compartilhar este artigo