Projeto idealizado por Cléia Alves propõe reflexão sobre ancestralidade, pertencimento e resistência negra por meio da dança e roda de conversa


O espetáculo Ancestrais, idealizado pela professora, produtora cultural e multiartista Cléia Alves, chega ao município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) no dia 11 de maio. A apresentação será na comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus, Lago de Serpa, no quilômetro 9 do ramal do Ozório, na zona rural do município.
A obra, que teve sua estreia no dia 27 de abril no Quilombo do Barranco de São Benedito, no bairro Praça 14, zona sul de Manaus, agora viaja para o Quilombo de Serpa, em Itacoatiara, para uma apresentação e roda de conversa em homenagem ao Dia das Mães.
O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além do Quilombo do Barranco de São Benedito, Quilombo de Serpa Itacoatiara, Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Escola Estadual Cacilda Braule Pinto.
Cléia Alves destaca que o projeto foi pensado para essas comunidades dos quilombos, tanto de São Benedito, em Manaus, quanto o de Serpa, em Itacoatiara, posteriormente em escolas e universidades, finalizando no Teatro da Instalação. Segundo a coreógrafa e intérprete, a proposta do espetáculo é refletir sobre as identidades, ancestralidades, pertencimento e afirmação étnica por isso pensou também na roda de conversa após a apresentação do espetáculo. No dia 27 de abril teve a mediação da professora e multiartista Francis Baiardi. No dia 11 de maio terá a mediação da professora Bianca Alencar.
Cléia Alves assina a direção, concepção e produção do espetáculo solo. A pesquisa teve início em 2021 em Manaus. “A expectativa para os eventos é sempre positiva. Eu estou muito feliz em poder estar na cena com esse espetáculo, pois eu fiz com muita pesquisa e comprometimento com o meu fazer artístico. Estou com uma equipe de profissionais muito competentes e sei que estamos no caminho certo, fazendo arte e cultura na capital e no interior”, destacou.

Segundo ela, a temática dessa pesquisa em dança se deu por perceber que acontece no Brasil uma propagação da cultura do ódio e um crescente número de atos de racismo, violência, retirada de direitos, discriminação, intolerância religiosa principalmente com o povo negro e povos originários no Brasil.
Através da movimentação da capoeira, do samba, maracatu, boi-bumbá, dança dos orixás, também com seus textos e poesias, e em alguns momentos tocando percussão e cantando pontos das religiões de matriz africana, Cléia Alves conduz para uma viagem de reflexões, inquietações e memórias sobre o legado do povo negro e povos originários.
Temporada Espetáculo Ancestrais
Quilombo de Serpa – Itacoatiara-AM
Dia: 11/05
Hora: 9h
Roda de Conversa após o espetáculo com Mediação de Bianca Alencar.
Escola Estadual Cacilda Braule Pinto
Di:14/05
Hora: 14h
Bairro: Coroado
ESAT-UEA
Dia:20/05
Hora: 16h
Bairro: Praça 14
Teatro da Instalação
Dias: 29 e 30/05
Hora: 19h
Bairro: Centro
O post Espetáculo ‘Ancestrais’ será apresentado no Quilombo de Serpa em homenagem ao Dia das Mães apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.