Escola do Legislativo da Aleam inicia Programa Parlamento Jovem 2025

Reporter da Cidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da escola do Legislativo Senador José Lindoso, iniciou, na segunda-feira (28/7), as atividades do Programa Parlamento Jovem 2025.

A abertura ocorreu no auditório Sônia Barreto, com a participação de alunos da escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

O Parlamento Jovem é desenvolvido pela escola do Legislativo da Aleam, em parceria com escolas públicas estaduais. O programa promove palestras sobre cidadania, Constituição Federal, ética e voto consciente. Após as atividades, os estudantes elegem um representante para atuar simbolicamente como deputado estadual.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), destacou a importância do projeto, que é uma iniciativa fundamental para fortalecer a democracia e formar cidadãos conscientes no Amazonas.

“Ao incentivar o debate político, o estudo da Constituição Federal e a discussão de temas relevantes para a sociedade, esse projeto prepara os nossos jovens para atuarem como agentes de transformação, com responsabilidade e conhecimento. O programa contribui diretamente para a formação de uma geração mais consciente, crítica e participativa, o que é essencial para o fortalecimento da democracia. Apoiar esse programa é investir no futuro do Amazonas e na construção de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do nosso tempo”, declarou o parlamentar.

Segundo a coordenadora dos programas de educação Cidadã da escola do Legislativo, professora Cassandra Cerejo, a escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira foi a primeira unidade a participar da edição 2025.

“O Parlamento Jovem busca aproximar o Legislativo da população. Antes de iniciarmos qualquer atividade, promovemos uma palestra sobre educação cidadã, explicando aos alunos seus direitos, deveres e a importância do conhecimento sobre os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário”, explicou.

Votação

Durante a visita, os estudantes participaram de uma votação interna para eleger os representantes da escola no projeto.

As atividades do Parlamento Jovem continuam na quarta-feira (30/7), com alunos da escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, no bairro Dom Pedro I, zona Centro-Oeste. Na quinta-feira (31/7), será a vez do Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado no Centro, e da escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida, também na zona Sul.

Programação

A programação oficial do Parlamento Jovem segue de 15 a 26 de setembro. A posse dos 24 estudantes eleitos está marcada para o dia 18 de setembro.

Durante o período, os jovens parlamentares participarão de sessões plenárias, elaboração e defesa de projetos de lei, debates em comissões, entre outras atividades.

Sobre o Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é formado por 24 estudantes do ensino médio, eleitos em suas respectivas escolas.

Ao longo do programa, os alunos vivenciam o dia a dia da atividade parlamentar, com simulações de votações, produção de projetos de lei e debates sobre temas relevantes.

A iniciativa proporciona ainda a interação direta com deputados estaduais e membros da sociedade civil.

Compartilhar este artigo