
O balanço das atividades da escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), divulgado pela diretoria da instituição, aponta a consolidação de ações recém-implantadas, como o programa Aleam Educa, além da ampliação das capacitações destinadas aos servidores.
O resultado reflete mais um avanço da gestão do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), segundo o diretor da escola do Legislativo, Jander Lasmar. Ele destaca que o ano de 2025 teve um forte enfoque nos programas desenvolvidos, com ênfase no Aleam Educa.
“Em 2025 tivemos um enfoque ampliado, com a capacitação do Aleam Educa, resultante do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 66/2025, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, que visa fortalecer a Cidadania por meio de ações educativas voltadas aos direitos humanos, convivência democrática, ética, diversidade étnico-racial e de gênero, meio ambiente, responsabilidade social e segurança pública. O projeto atendeu mais de 1,5 mil alunos da REDE pública estadual, preparando-os para as provas do exame Nacional do ensino médio (Enem), demonstrando a preocupação da Assembleia com a educação para além do servidor do Poder Legislativo”, ressaltou.
A preocupação do presidente Roberto Cidade com a oxigenação e a renovação do quadro de servidores da Aleam também se refletiu nas ações da escola do Legislativo, que ofereceu cursos de capacitação com conteúdos aproveitáveis para a preparação do concurso público de provimento de vagas da Casa.
Segundo Jander Lasmar, muitos servidores da Aleam não são efetivos e concorreram a uma das vagas ofertadas no concurso. Por isso, foram disponibilizados cursos com conteúdos relevantes para a preparação ao serviço público legislativo.
Entre os temas abordados, destacam-se a Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações); a Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa) e suas alterações pela Lei nº 14.230/2021; o Estatuto do servidor público do Amazonas; e o Regimento Interno da Aleam, curso que contou com mais de 200 concluintes.
Em linhas gerais, foram realizados 63 cursos, totalizando 1.183 horas de treinamento, com 6.032 concluintes, considerando cursos e palestras dos programas de capacitação continuada, Parlamento Jovem, Aleam Educa, Educando pela Cultura, Educando pelo Amazonas e atividades pontuais.
Entre as ações pontuais, destacam-se a Jornada Pedagógica, a Semana de educação Legislativa, o Fórum Estadual das Casas Legislativas do Estado do Amazonas (Feclam) e diversos workshops.
Números
O programa Conhecendo o Legislativo contou com 1.496 participantes, oriundos de 29 instituições. O Parlamento Jovem reuniu 1.421 participantes, de 24 instituições. Já o programa Cidadão de Berço teve 59 participantes, de duas instituições, totalizando juntos, 2.976 participantes, provenientes de 55 instituições.
Nas atividades educacionais e de extensão, o programa Educando pelo Amazonas atendeu 2.315 alunos nos municípios de Atalaia do Norte, Tabatinga e Benjamin Constant, além de 300 alunos durante o evento de combate à exploração sexual, realizado em maio.
O programa Educando pela Cultura alcançou 300 pessoas em julho, em evento sobre o direito da pessoa idosa; 324 pessoas em agosto, em atividade sobre feminicídio; outras 300 pessoas em palestra alusiva ao Setembro Amarelo; e 300 participantes no evento Lixo Zero, realizado em outubro.
Em novembro, foi realizado o VII Prêmio Nestor Nascimento, que contou com a participação de 100 pessoas.
A Semana de educação Legislativa, realizada entre os dias 12 e 16 de maio, registrou uma média de 80 alunos por dia.
Ao longo do ano, alguns eventos merecem destaque, como a Abertura do ano letivo, em 12 de março de 2025; o Feclam 2025, realizado nos dias 3 e 4 de abril; a Semana de educação Legislativa, de 12 a 16 de maio; e a comemoração dos 20 anos da escola do Legislativo, celebrada em 28 de novembro de 2025.