A escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), está com inscrições abertas para o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que será realizado de 6 a 23 de outubro, das 14h às 17h, com a instrutora e especialista Sheila Colares. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo endereço eletrônico escoladigital.aleam.gov.br.
De acordo com a gerente didático-pedagógica da escola do Legislativo, Paloma Cavalcante, a finalidade do curso é ampliar o acesso ao atendimento adequado às pessoas com deficiência auditiva.
“A Lei nº 10.436/2002 legitima a Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e também prevê que o poder público apoie o uso e a difusão desta língua como meio de comunicação”, destacou.
O módulo básico abordará temas como etiologia e prevenção da surdez, visão clínica e política da surdez no Brasil, alfabeto manual, datilologia, orientação e expressão facial e corporal, além de introduzir técnicas de tradução e interpretação da língua de sinais.
A instrutora
Sheila Aparecida de Miranda Colares é graduada e especializada em Libras, com vasta experiência como instrutora da Língua Brasileira de Sinais.
Já ministrou cursos em diversas instituições, entre elas a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Empresa Brasileira de infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e a escola Judicial do TJAM.
O curso será ministrado na escola do Legislativo Senador José Lindoso, das 14h às 17h, e, na última semana, das 14h às 16h30.
Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (92) 3183-4393.