A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), realizou o encerramento da 24ª edição das Olimpíadas da Terceira Idade, nesta sexta-feira, 15/11, no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na zona Centro-Sul da capital. O Núcleo Rouxinol foi o pentacampeão geral da disputa.
A competição, que começou em 16/9, reuniu cerca de 1.500 participantes de 28 grupos, sendo 14 núcleos da prefeitura e outros 14 projetos espalhados por diversas regiões da cidade. As atividades ocorreram em diferentes locais, como o Parque Municipal do Idoso, o campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o ginásio Ninimberg Guerra, proporcionando uma experiência diversificada e dinâmica aos competidores.
O encerramento contou com atrações musicais, um animado baile dançante e o tradicional desfile dos grupos, coroando o esforço e a dedicação dos competidores. A proposta de todas as atividades esportivas e recreativas realizadas durante as olimpíadas foi promover a saúde e o bem-estar dos idosos, conforme destacou a coordenadora da FME, Rita Dias.
“É um imenso prazer sempre participar. Não tenho palavras, só gratidão, porque missão dada é missão cumprida. Tudo que a gente faz é com amor, dedicação, respeito aos idosos e responsabilidade ao resultado desse sucesso por completo”, afirmou.
No cronograma de disputas das olimpíadas estavam modalidades como gerontovoleibol, tênis de mesa, bocha, natação, boliche, dominó, jogo de malha, futpênalti, chute a gol, lance livre na cesta, taco no disco, lançamento ao alvo, jogo de argolas e atletismo.
A cerimônia de encerramento aconteceu em ritmo de concurso de dança e do tradicional baile. No concurso de dança houve empate técnico entre o Núcleo Dom Jackson e o grupo Parque do Idoso, em segundo lugar ficou o Núcleo Rouxinol e grupo Idoso Feliz, da Ufam, fechou o pódio.
O Núcleo Rouxinol, que concentra atividades no bairro Cidade Nova, foi o grande campeão geral das Olimpíadas da Terceira Idade pelo quinto ano consecutivo. Tânia Leão, coordenadora do núcleo, destacou que a conquista não é por acaso, e premia o esforço dos atletas durante o ano inteiro.
“Eles respiram as modalidades, treinam, se dedicam o ano inteiro, são super comprometidos com os treinos, estão lá conosco de segunda a sexta-feira. Cedinho da manhã você chega lá, já tem gente no campo treinando, fazendo aula conosco. Então, isso aqui é só o resultado de um trabalho desenvolvido pela Fundação Manaus Esporte, através do Núcleo Rouxinol, que é um lugar de gente feliz, cheios de energia e disposição”, concluiu.
— — —
Texto – Divulgação/FME e Tiago Auzier/Semcom
Fotos – Divulgação/FME