
A escola Estadual professora Cecília Ferreira, localizada na rua Hotelãs, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, ganhou um NOVO laboratório de informática. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual João Luiz (Republicanos).
O parlamentar já destinou quase R$ 8,5 milhões em emendas para investimentos na área da educação, tanto na capital quanto no interior do Amazonas.
“Investir na educação é investir no futuro dos jovens do nosso Amazonas. A educação é o primeiro passo para termos jovens qualificados para o mercado de trabalho e, com isso, garantir dias melhores para nossa juventude”, destacou o deputado republicano.
O diretor da unidade de ensino, Paulo Sérgio, parabenizou a iniciativa do deputado em ajudar, por meio de emendas parlamentares, os alunos da REDE estadual de educação com novos computadores para o laboratório de informática.
“Nosso antigo laboratório de informática estava desativado. Não o utilizávamos mais porque os equipamentos estavam obsoletos e já haviam ultrapassado seu tempo de uso, pois eram muito antigos e fruto de doações. Agora, com as novas máquinas, conseguimos oferecer oportunidades de ensino tanto aos alunos quanto aos professores, que precisam dos equipamentos para desenvolver seus trabalhos escolares. Graças à emenda parlamentar do deputado João Luiz, temos hoje um NOVO laboratório para aprimorar o conhecimento dos estudantes do Cecília Ferreira”, pontuou o diretor.
Com o valor da emenda parlamentar, de R$ 80 mil, a escola estadual adquiriu equipamentos de informática para o NOVO laboratório, garantindo mais qualidade no ensino dos alunos da REDE pública.
A estudante Ana Clara ressaltou a importância do NOVO laboratório para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos que não têm condições financeiras de pagar um curso de informática.
“Muitas pessoas carentes da nossa escola não têm condições de ter um celular, imagine um computador. Este laboratório é de extrema importância para nós, alunos. Agradecemos ao deputado por colaborar com o aprendizado dos estudantes da Zona Leste”, destacou.
Metaverso
Em 26 de março de 2024, foi sancionada pelo Governo do Amazonas a Lei Ordinária nº 6.807, de autoria do deputado João Luiz, que reconhece o Metaverso como método de ensino. A legislação estabelece ações para ampliar o acesso à tecnologia em cinco eixos: inclusão, educação, capacitação, especialização e pesquisa digital.
Leis
A Lei Ordinária nº 6.684/2024, que institui o Dia Estadual do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a educação no Estado do Amazonas, também é de autoria do deputado João Luiz.
O parlamentar é ainda autor de outras importantes legislações, como:
Lei nº 5.519/2019, que dispõe sobre a Proteção Integral aos direitos do estudante Atleta;
Lei nº 5.782/2022, que institui a Política de educação Digital nas escolas Públicas – Cidadania Digital, com o objetivo de oferecer diretrizes para o uso pedagógico adequado da tecnologia no ambiente escolar;
Lei nº 5.206/2020, que institui a política de promoção da educação socioemocional no Amazonas.
O republicano também é coautor das leis:
Lei nº 6.445/2023, que dispõe sobre a inclusão do tema educação financeira como conteúdo transversal no currículo das redes públicas e privadas de ensino do Amazonas;
Lei nº 6.356/2023, que torna obrigatória a definição de horário cívico nas escolas e instituições de ensino públicas e privadas do Estado.