Emenda parlamentar de Adjuto Afonso possibilita programa Sine Primeiro Emprego no Amazonas

Reporter da Cidade

Nesta sexta-feira (7/2), o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) participou ao lado do governador Wilson Lima (União Brasil), na escola Terezinha Almeida da Silva, no bairro Alvorada II, zona Centro-Oeste de Manaus, da abertura do ano letivo na capital e do lançamento do programa Sine Primeiro Emprego. Para esse programa o deputado destinou recursos por meio de emenda parlamentar.

O programa que é incentivado por Adjuto Afonso, tem como objetivo preparar estudantes finalistas do ensino médio para ingressarem no mercado de trabalho, conectando-os a vagas disponíveis na rede Sine Amazonas. A iniciativa busca reduzir o tempo entre a conclusão dos estudos e o início da vida profissional, proporcionando capacitação e oportunidades reais de emprego.

“Eu fico muito satisfeito e ver uma escola dessa assim, bonita, bem cuidada e estar trazendo boas notícias para os estudantes do nosso Estado. Cooperei para o lançamento do Sine primeiro emprego por meio de emendas parlamentares e isso vai ajudar os alunos a saírem da escola já com um emprego. As empresas vão contratar porque saberão que vocês vão estar capacitados” destacou o deputado Adjuto Afonso.

O projeto está sendo, no primeiro momento, implementado em três escolas da rede pública de Manaus com a participação de mais de 400 alunos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (Iteam) e o Instituto Nacional de Empregos do Amazonas.

“O projeto é certamente um grande ganho para o nosso Estado, levando capacitação para os alunos. Quero aqui agradecer todos os parceiros, o deputado Adjuto que destinou emendas e a todos que cooperaram para esse projeto ser lançado. Os alunos vão sair daqui direto para o mercado de trabalho, eles irão poder ajudar as suas famílias e vão ajudar a acelerar cada vez mais a nossa economia também” afirmou o governador Wilson Lima.

O Sine Primeiro Emprego terá cursos com duração de 8 horas em três instituições públicas da rede estadual, com a quantidade de quatro cursos por instituição, com 40 alunos por turma, sendo que serão realizados o total de 12 cursos, com 480 alunos qualificados.

O programa também deve garantir a identificação das empresas que oferecem vagas para o primeiro emprego; identificação e cadastro dos jovens interessados nas referidas vagas, solicitação de treinamentos específicos por parte do Iteam para formação do jovem com vistas ao Primeiro Emprego, encaminhamento dos jovens cadastrados pelo Sine e já formados nas turmas de Primeiro Emprego pelo Iteam para as empresas, e identificação das empresas interessadas no projeto por zona, para encaminhar os jovens de acordo com o seu endereço.

Compartilhar este artigo