Em viagem ao Sul do Amazonas e à Região Metropolitana de Manaus, Comandante Dan declara novas emendas impositivas

Reporter da Cidade

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) amanheceu em Autazes (distante a 110 quilômetros de Manaus), depois de ter passado a tarde e a noite de quinta-feira (10/4), em Humaitá (697 quilômetros). No Sul do Amazonas, ele viu os efeitos da cheia sobre a população daquela cidade. Já em Autazes, realizou reunião com as lideranças da pesca. Em ambos os casos, anunciou emendas impositivas à população local.

“Vimos ontem bem de perto o efeito da nova realidade climática sobre a vida dos amazonenses. Fiquei muito feliz que, logo após nosso pronunciamento sobre a ausência do decreto de situação de emergência, disparado no município desde 28 de março, o Executivo tenha publicado os decretos. Por isso é importante que os parlamentares fiscalizem a ação do Governo e ajam para assessorar um melhor desempenho. Lá, infelizmente, estamos agindo tardia e reativamente. Vou destinar R$ 200 mil das emendas impositivas de 2025 para atender às demandas dos cidadãos humaitaenses em situação de vulnerabilidade por conta da enchente”, afirmou o parlamentar.

Em Autazes, ele reuniu com lideranças e pescadores da Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Estado do Amazonas (Fetape) e também anunciou emendas à pesca artesanal. Nas emendas impositivas de 2024, Comandante Dan direcionou R$ 2.576.692,06 exclusivamente à melhoria da qualidade de atendimento da saúde pública daquele município

“Autazes é um município estratégico e importante por uma série de fatores. Ano passado agimos sobre a principal necessidade da população, a saúde. Agora estaremos trabalhando com os pescadores artesanais, uma atividade ancestral do amazonense e muito presente numa região tão piscosa quanto a bacia que cerca Autazes. Temos a pesca artesanal e a pesca desportiva, inclusive com uma série de empreendimentos turísticos no entorno da cidade. Os pescadores e pescadoras são agentes da preservação da fauna aquática e do meio ambiente, e propulsores da economia local. Precisamos levar condições de trabalho a eles”, declarou o deputado.

Ainda em Autazes, reuniu com os representantes das forças de segurança. A cidade, com 41 mil habitantes, conta com 29 policiais militares, 18 policiais civis e 64 guardas municipais. Nesta sexta-feira, o Comandante Dan seguirá viagem a Itacoatiara (a 267 quilômetros) e Careiro Castanho (124 quilômetros).

Compartilhar este artigo