Em operação integrada, Governo do Amazonas resgata vítimas de acidente em Caapiranga

Redacao
Por Redacao

Agentes da Secretaria de Segurança, além de médicos e enfermeiros da SES-AM, atuaram na ação e os pacientes seguem acompanhados em Manaus

O Governo do Amazonas, através das Secretarias de Estado de Saúde (SES-AM), de Segurança Pública (SSP-AM) e Casa Militar, realizou uma operação integrada para resgate de dois pacientes, vítimas de acidente grave de motocicleta, no domingo (06/10), no município de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus), que está isolado por causa da seca extrema. Os pacientes foram levados para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona leste, referência em neurotrauma, onde seguem sendo atendidos por equipe multiprofissional da SES-AM.

FOTO: Ana Sena/ SES-AM

Os dois pacientes, de 24 e 25 anos, estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave. O de 24 anos deve passar por neurocirurgia ainda nesta segunda-feira (07/10). De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, devido a estiagem severa, a remoção não pôde ser feita em aeronave modelo anfíbio. Por conta disso, o salvamento aconteceu em uma operação diferenciada e integrada, por órgãos do Governo do Estado.

“O Governo do Amazonas tem um dos melhores transportes de UTI aérea da América Latina, referência para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atendemos os municípios do interior com as aeronaves, de acordo com a necessidade. No município de Caapiranga, normalmente pousamos com anfíbio, mas dado o momento da seca dos rios, contamos com o helicóptero da Secretaria de Segurança para auxiliar na remoção”, explicou.

Nayara Maksoud agradeceu aos profissionais envolvidos no resgate dos pacientes, que foram essenciais no transporte rápido e seguro, para que os pacientes pudessem ser transferidos e receber todo o atendimento necessário.

Participam do resgate agentes do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) da SSP, equipe da SES-AM, além de médicos e enfermeiros da WF Control, empresa que faz o transporte de vítimas graves.

Compartilhar este artigo