Ao todo, 30 produtores foram beneficiados com o suplemento alimentar, composto por farelo de soja e sal mineral
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, nesta terça-feira (07/01), 3,9 toneladas de ração para criadores de bovídeos (bovinos e bubalinos) do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), como forma de amenizar o impacto da severa estiagem que afetou o estado em 2024.
De acordo com o secretário executivo-adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Eirie Vinhote, a ação beneficia pequenos pecuaristas, que possuem até 10 animais, residentes da zona rural do município.
“O objetivo é amenizar as perdas que os produtores rurais vêm sofrendo devido à severa estiagem. Essa é a determinação do governador Wilson Lima, trabalhar por aqueles que mais precisam”, diz Eirie.
A ação contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), e a Prefeitura de Manacapuru.
Ao todo, 30 pequenos pecuaristas foram beneficiados com entregas de três toneladas de farelo de soja e 900 kg de sal mineral. Cada produtor recebeu 100 quilos de farelo de soja e 30 kg de sal mineral.
Um dos beneficiados, o pecuarista Ronilson Araújo, 57 anos, do Ramal da Acajatuba, lembrou que além ajudar com a ração, a Sepror incentiva a pecuária de leite e de corte no município, por meio da inseminação artificial do rebanho. “O Governo do Estado tem nos proporcionado também um melhoramento genético no nosso rebanho, para incentivar tanto a pecuária de leite como a de corte. E essa ração vai nos ajudar a dar continuidade em nossa produção”, agradece Ronilson.
Ação emergencial
A Sepror adquiriu 112,6 toneladas de farelo de soja e mais de 120,4 toneladas de sal mineral para suplementação dos bovídeos, com a previsão de beneficiar 1.126 pecuaristas em 13 municípios que foram afetados pela estiagem.
Inauguração de Ramais
Em Iranduba, o secretário de estado de Produção Rural, Daniel Borges, acompanhou o governador Wilson Lima na entrega do ramal Ouro Verde, na comunidade Laguinho e a unidade agroecológica denominada Sistema de Produção Integrada para Transição Agroecológica (SIsPITA). As obras foram executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) com investimentos de R$ 9 milhões, pavimentando 5,8 quilômetros.
Segundo Daniel Borges, a entrega do Ramal Ouro Verde, obra executada através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), “é mais uma grande inauguração em apoio aos produtores rurais do estado do Amazonas proporcionado pelo governador Wilson Lima, fortalecendo a agricultura orgânica e a vida dos produtores rurais com melhor acesso para insumos e escoamento da produção”, destacou o secretário.
O post Em Manacapuru, Governo do Amazonas entrega 3,9 toneladas de ração para criadores de bovídeos afetados pela estiagem apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.