Por meio da Seas, equipe de psicólogos e assistentes sociais com experiência no serviço de calamidade pública e emergência atuaram na capital gaúcha em junho do ano passado

Como reconhecimento a ajuda humanitária às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, em junho de 2024, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), foi homenageado em Brasília, na quinta-feira (27/03). A homenagem foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (Forsuas).
Durante o período de calamidade, cinco técnicos foram enviados para a capital gaúcha. A equipe era formada por assistentes sociais e psicólogos com experiência no serviço de calamidade pública e emergência.
“Para nós da Assistência Social, essa homenagem é de grande valor por reconhecer o trabalho dos nossos técnicos. A Forsuas é uma grande rede de apoio diante de emergências socioassistenciais e nossas equipes estão sempre prontas para ajudar quem quer que seja”, disse a titular da Seas, Kely Patrícia.
A Forsuas mobiliza equipes capacitadas, recursos e suporte técnico para apoiar os entes federados na preparação, resposta e recuperação diante de eventos extremos. A iniciativa se expande para consolidar um modelo de resposta nacional, assegurando que todos os estados e municípios tenham acesso ao suporte necessário diante de emergências socioassistenciais.
“É uma homenagem muito importante para a Seas porque reconhece o trabalho da nossa equipe e também equipes de outros estados que deram esse apoio durante as chuvas. Agora que essa Força é nacional, é bom saber que essa grande rede de apoio está pronta para dar suporte a qualquer estado numa eventual emergência”, disse a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Adriana Pellin, que esteve em Brasília representando a Seas.
Além da cessão de servidores, o Governo do Amazonas realizou a a campanha ‘Amazonas pelo Rio Grande do Sul’ arrecadou, aproximadamente, 115 toneladas de doações, 98 mil litros de água, 15 toneladas de alimentos e 1,4 tonelada de insumos veterinários para o estado.
A campanha contou com 16 postos de arrecadação, sendo um deles para recebimento exclusivo de itens veterinários. As doações foram feitas por pessoas físicas, entidades privadas, e setores da indústria e do comércio, seguindo as especificações estabelecidas pelo Comitê de Crise do Rio Grande do Sul.
O post Em Brasília, Governo do Amazonas é homenageado por atuação nas enchentes no RS apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.