Durante a Audiência Pública, proposta por Rodrigo Guedes (Progressistas), para debater a reforma da Previdência na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (16 de setembro), o vereador declarou voto contrário e pediu o arquivamento da proposta.
A reforma da previdência municipal traz novas regras para a aposentadoria dos servidores públicos de Manaus, porém, a categoria não aprovou a proposta feita pelo Executivo Municipal, uma vez que, entre as regras, está o aumento do tempo de contribuição, aumento da idade mínima para mulheres que sairá de 55 anos para 62 anos e dos homens de 60 anos para 65 anos, além da redução de proventos, mudanças nas regras de pensão, contribuição, entre outras mudanças.
A audiência pública reuniu dezenas de servidores que pediram a revisão da proposta.
Em sua fala, Guedes voltou a criticar as novas regras propostas pela Prefeitura de Manaus que, segundo ele, ameaçam a qualidade de vida dos servidores.
“Essa reforma é uma ameaça aos servidores públicos e uma clara manobra política. Não dá para aceitar que o prefeito prefira prejudicar milhares de trabalhadores do que desembolsar recursos para investir na previdência. Eu declaro meu voto contrário à essa reforma e cobro para que os vereadores arquivem esse projeto para que seja debatido uma previdência mais favorável aos servidores”, disse.
Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)