A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), recebeu, em 2025, 2.735 denúncias sobre obras irregulares, sem licença, obstruções de calçadas e demandas similares pelo canal oficial da autarquia, o Disque denúncia, uma alta de 46% comparando com o mesmo período de 2024, 1.873. Em dezembro foram mais 185 demandas, contra 99 do período anterior, incremento de 87%.
De janeiro de 2021 a dezembro de 2025, foram recebidas 11.948 denúncias. As reclamações são encaminhadas para a Divisão de Controle (Dicon) e suas gerências de fiscalização de obras (GFO) e de Postura (GFP), para inclusão na rota dos fiscais, que estão nas ruas diariamente e nos plantões.
Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque denúncia, no (92) 3673-9305, e pelo 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos e, por e-mail, no disquedenuncia.Implurb@Manaus.am.gov.br.
As fiscalizações são realizadas pelas gerências da Dicon, por meio de denúncias, demandas de órgãos municipais e estaduais, e rota diária da equipe de fiscais nas ruas.
“A participação da população é essencial para fortalecer a fiscalização urbana. Ao denunciar obras irregulares, ocupações indevidas e obstruções de calçadas, o cidadão contribui diretamente para a organização da cidade, a segurança e o direito de ir e vir. A prefeitura atua diariamente com equipes nas ruas, mas o olhar atento da sociedade é fundamental para coibir práticas ilegais que afetam a coletividade”, ressaltou o vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto.
#paratodosverem – Fiscalização de ocorrência— — —
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Divulgação/Implurb