O programa “Educando pelo Amazonas”, realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, abrirá o cronograma de atividades de 2025, em Atalaia do Norte (23/4); Tabatinga (24/4) e Benjamin Constant (25/4), reunindo um público formado por estudantes, professores e servidores públicos.
De acordo com informações da coordenadora do programa, pedagoga Jacy Braga, o intuito do “Educando pelo Amazonas” é promover formação em Direitos Humanos, Mulheridades, Diversidade Étnico-racial, Religiosa e de Gênero, e Segurança Pública.
Os temas serão ministrados pela coordenadora, pelos professores e especialistas Michele Pires e Nilton Carlos da Silva e pelo sargento da Polícia Militar do Amazonas, Sirlem Conde.
“Serão em torno de 2 mil alunos e profissionais da educação que participarão da formação. Levar estes temas para os municípios do Amazonas é desafiador, mas gratificante. Principalmente porque, por meio da educação e da informação, estamos colaborando para combater o preconceito, a desinformação e a falta de consciência cidadã”, comentou Jacy.
A pedagoga lembrou, ainda, que o “Educando pelo Amazonas” é hoje reconhecido nacionalmente, tendo recebido, por sua relevância, prêmios da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel) na cidade de Campo Grande e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em Fortaleza.
Escolas que receberão o programa
No município de Atalaia do Norte, no dia 23 de abril, o programa será realizado na Escola Estadual Pio Veiga, das 8h30 às 16h30 (com intervalo para almoço).
No dia 24 de abril, no município de Tabatinga, o programa será realizado nas escolas CETI João Carlos Pereira dos Santos e Escola Estadual Raimunda da Silva Carvalho, das 8h30 às 16h30, também com intervalo para almoço.
Já em Benjamin Constant, último município da semana, no dia 25 de abril, o programa será realizado no CETI Professor Aristélio Sabino de Oliveira, das 8h30 às 16h30, e das 18h30 às 20h30.