A assinatura da ordem de serviço para a construção da Fundação Municipal Transtorno do Espectro Autista (FMTEA), no bairro Lírio do Vale, zona Oeste, na quinta-feira, (4 de dezembro), feita pelo prefeito David Almeida (Avante) e pelo vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), Renato Junior, coloca Manaus no topo das políticas públicas da pessoa com autismo.
Presente na cerimônia, o vereador Carlos Pai Amado (Avante), apoiador de projetos e ações de inclusão para famílias com filhos autistas nas comunidades, comemorou a chegada do projeto.
“A FMTEA representa um marco para a inclusão na cidade de Manaus. Como disse o prefeito David: ‘estão tirando do papel um sonho de décadas das famílias atípicas, com um espaço feito para acolher, tratar e desenvolver pessoas com TEA em todas as fases da vida’. É sem dúvida um enorme avanço”, comentou o vereador.
O complexo foi concebido com base em três pilares essenciais: conexão com a natureza, sustentabilidade e ambientes terapêuticos lúdicos, aplicando conceitos de neuroarquitetura para promover bem-estar, conforto sensorial e autonomia. Com 4.002,94 m² de área total, a estrutura reunirá serviços integrados de saúde, educação, assistência social e esporte, consolidando-se como um centro de referência municipal.
O prédio principal, com 2.622,38 m², contará com salas de atendimento especializado, terapias multidisciplinares, fisioterapia, odontologia e espaços de estímulos, como robótica e arte. O complexo terá ainda quadra poliesportiva, piscina terapêutica, parque sensorial e a Vila do Autista, com playground e áreas de convivência.
Texto: assessoria de imprensa do parlamentar