Dra. Mayara faz solicitações ao Governo do Estado, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para combater queimadas no Amazonas

Diante do aumento no número de queimadas registradas no Amazonas, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) enviou requerimentos à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e ao Governo do Estado solicitando informações sobre ações, estratégias e providências tomadas em relação ao problema que voltou a afligir a população.

De acordo com dados do Programa de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 878 focos de incêndio foram noticiados, entre 14 e 20 de julho de 2024 no Amazonas. Um aumento expressivo comparado aos números do mesmo período no ano passado.

Para a Dra. Mayara, medidas céleres devem ser tomadas, tendo em vista que a região Sul do Amazonas ocupa os primeiros lugares no ranking nacional de localidade com mais focos de queimada no mês de julho.

“Infelizmente, os dados do Inpe mostram como a situação em Lábrea, Apuí, localizadas na região conhecida como arco do fogo, é preocupante, assim como em outros municípios distantes, com dificuldade de acesso e suporte para o combate aos focos de queimada. Hoje, estamos atrás somente de Corumbá, no Mato Grosso do Sul”, explicou a parlamentar.

Para entender melhor o trabalho de órgãos responsáveis e contribuir com o enfrentamento às queimadas no Estado, a deputada encaminhou requerimentos solicitando informações e propondo ações.

Por meio do Requerimento n° 3.140/2024, Mayara solicitou informações ao secretário executivo da Defesa Civil, coronel Francisco Ferreira Máximo Filho, acerca das providências tomadas com relação ao surgimento e aumento das queimadas no Amazonas.

Ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), solicitou respostas sobre ações e estratégias para prevenção, preparação, resposta e reconstrução, tendo em vista a proteção da população que reside nas áreas atingidas, enviando o Requerimento nº 3.139/2024.

Para socorrer as comunidades rurais com maiores focos de incêndio, a deputada solicitou ao governador do Estado, Wilson Lima (UB), por meio do Requerimento n° 3.171/2024, a perfuração de poços artesianos.

“Ao solicitar essas informações e sugerir ações pretendo contribuir para melhorar a qualidade de vida da população afetada e evitar os problemas ocasionados pelas queimadas em 2023. Além das medidas tomadas pelos órgãos competentes, é importante informar e preparar a população quanto aos cuidados e prevenção de focos de incêndio e queimadas”, finalizou Dra. Mayara.

   

Compartilhar este artigo
Leave a comment