Em Sessão Especial realizada nesta terça-feira (10/12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) realizou a entrega do título de Cidadã do Amazonas à diretora da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, Tatyana Costa Amorim Presidente Ramos.
Para Dra. Mayara, a honraria é uma forma de reconhecer o trabalho realizado por Tatyana, em mais de 24 anos de carreira. “Entrego esse título para Tatiana como forma de reconhecer a importância do seu trabalho e dedicação ao povo do Amazonas. Embora eu exalte seu brilhante e extenso currículo, reconheço que sua maior marca é o impacto positivo que gera na vida das pessoas. Hoje, se torna amazonense de fato e de direito e isso é motivo de celebração, não apenas por sua história, mas também, pelo compromisso de construir um futuro melhor para a nossa população”, afirmou a parlamentar.
O título de Cidadão do Amazonas é uma outorga regulamentada pela Resolução Legislativa n° 71/1977, que tem o nítido compromisso com a preservação, reconhecimento e estímulo à obra meritória de pessoas virtuosas na arte de bem servir ao interesse coletivo e público.
Quem é Tatyana Amorim
Natural da cidade de São Paulo, Tatyana Costa Amorim Presidente Ramos é enfermeira, formada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com especialização em Gestão da Clínica na Rede Metropolitana de Atenção, Estomaterapia, Administração Hospitalar e Gestão, Enfermagem Médico Cirúrgica e Terapia Intensiva, MBA em Gestão e controle de infecção, gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e também possui mestrado e doutorado em Saúde Pública.
Sua jornada iniciou no interior do Amazonas, nas cidades de Humaitá e Manaquiri, onde enfrentou os desafios de atender a população local.
Em Manaus, liderou projetos pioneiros, como a criação da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar, que se consolidou como referência nacional, elevando os padrões de segurança em saúde no Amazonas e inspirando outros estados.
À frente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto, primeiro como diretora-técnica e depois como diretora-presidente, Tatyana demonstrou coragem e liderança, especialmente durante a pandemia de Covid-19.
Já em Manaus, e aprovada em concursos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Tatyana foi convidada pelo então diretor-técnico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Bernardino Cláudio de Albuquerque, para liderar um projeto visionário: a implantação da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar do Amazonas.
Sua atuação foi determinante para a criação e implementação da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS/FVS-RCP), consolidando um marco para a segurança e qualidade da assistência à saúde no Estado.
A homenageada também atuou como diretora-técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) de fevereiro a setembro de 2021, quando assumiu a diretoria-presidência da instituição.
Durante a pandemia de Covid-19, Tatyana foi uma figura essencial na linha de frente do enfrentamento à crise sanitária no Amazonas e continua contribuindo com o Governo do Amazonas, por meio de ações estratégicas de vigilância em saúde frente às emergências públicas, como por exemplo, o enfrentamento à estiagem e eventos climáticos e ambientais.