Dr. George Lins destaca nova fase do Opera + Amazonas como avanço histórico na saúde pública

Reporter da Cidade

Da tribuna Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (10/02), o deputado estadual Dr. George Lins (UNIÃO Brasil) destacou a nova fase do programa Opera+ Amazonas, anunciada pelo governador Wilson Lima, que deixa de ser um mutirão pontual e passa a integrar de forma permanente a estratégia da REDE estadual de saúde.

Segundo o parlamentar, a mudança representa uma verdadeira “virada de chave” na política pública de saúde do Estado. A nova meta do programa é reduzir o tempo médio de espera por cirurgias eletivas para até 30 dias, enfrentando um dos principais gargalos históricos do sistema público. “Mudamos o conceito. O Opera+ agora é política permanente, com planejamento, metas claras e compromisso com quem mais precisa”, disse Dr. George.

Médico de formação, o deputado ressaltou que a iniciativa tem impacto direto na vida da população, ao reduzir sofrimento, salvar vidas e devolver dignidade a pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos. Ele destacou que, somente em 2025, o programa alcançou a maior produção cirúrgica da história do Amazonas, com mais de 336 mil cirurgias realizadas, superando metas e ampliando o acesso aos serviços de saúde.

Redução nas filas 

O deputado também apontou os resultados já alcançados com a nova estratégia: redução superior a 60% nas filas de cirurgias gerais, quase 90% nas cirurgias ginecológicas, além de avanços expressivos em áreas como ortopedia, dermatologia e oftalmologia. Em procedimentos de catarata, por exemplo, cirurgias têm sido realizadas em até sete dias. Dr. George Lins ressaltou ainda que, a partir de 2026, o Opera+ será ampliado com centros cirúrgicos funcionando à noite, nos fins de semana e feriados, melhor gestão de órteses, próteses e materiais especiais, além do uso de tecnologia, como a assistente virtual do saúde AM Digital.

Ao final do discurso, o parlamentar parabenizou o governador Wilson Lima, a secretária de saúde Nayara Maksoud, os profissionais da saúde e todos os envolvidos na execução do programa. “Reafirmo meu compromisso com iniciativas que reduzem filas, encurtam o tempo de espera e colocam o cidadão no centro das decisões. O Opera+ Amazonas mostra que, com planejamento e seriedade, é possível fazer diferente e fazer melhor”, concluiu.

Compartilhar este artigo