Diretores escolares participam de formação sobre gestão de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola

Treinamento foi conduzido por técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do MEC

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Diretores escolares da rede estadual de ensino participam, durante esta quinta-feira (25/04), de uma capacitação técnica promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sobre o gerenciamento de recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Os recursos do programa federal são repassados, semestralmente, às escolas estaduais, municipais e do Distrito Federal, para atender necessidades de infraestrutura e apoiar atividades pedagógicas.

O treinamento, realizado no auditório da Uninorte, Centro, foi conduzido por técnicos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), do MEC. O evento contou com a participação presencial de coordenadores distritais de educação e diretores de escolas estaduais da capital, bem como dos gestores das unidades de ensino do interior, que acompanharam as palestras via internet.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“O objetivo é mais conhecimento, para que possa estar na escola utilizando bem melhor o recurso, fazendo uso de todo aquele valor que pode melhorar significativamente o ambiente da escola”, ressaltou a secretária executiva adjunta da Capital, Edilene Ferreira Pinheiro.

No período da manhã, os técnicos apresentaram os objetivos e critérios de atendimento e repasse dos recursos do PDDE, bem como os procedimentos para receber, executar e prestar contas dos recursos. À tarde, foram repassadas orientações sobre as novas regras do programa e sobre a assistência técnica disponibilizada aos servidores da educação para o gerenciamento financeiro.

“O gestor é aquele que gerencia, aplica esse recurso. Essa capacitação é para melhorar a qualidade da aplicação do recurso e a prestação de contas, em que vai ser revisto todo o trabalho novamente, tanto para diretores novos, quanto para diretores antigos”, destacou a diretora do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), Regina Ortiz Rocha.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Os recursos do PDDE são pagos proporcionalmente à quantidade de alunos em cada unidade de ensino. O programa foi criado em 1995 e é regido pela Resolução CD/FNDE/MEC nº 15, de 16 de setembro de 2021. O fundo prevê o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais, a promoção de melhorias nas partes física e pedagógica das escolas e o incentivo da autogestão escolar com a participação da comunidade.

“Existem várias formas de utilizar o recurso. A nossa resolução fala sobre isso. Ele (o diretor) pode aplicar o recurso em atividades pedagógicas, atividades educacionais, pequenos reparos na escola, aplicar na parte física da escola e tem outra série de aplicações”, explicou o técnico do FNDE que conduziu as palestras durante a capacitação, Daêr José Vieira da Motta.

Ainda segundo Daêr, o recurso federal também poderá ser utilizado em atividades de controle e combate à dengue nas escolas. “A escola pode adquirir serviços de dedetização, inseticidas, promover ações pedagógicas sobre o tema, prover, por exemplo, de telas nas janelas, adquirir repelentes e uma série de outros materiais”, disse o técnico.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Melhorias na gestão de recursos

Para os diretores escolares, a capacitação resultará na melhoria da gestão de recursos nas unidades de ensino, gerando benefícios a toda a comunidade escolar. “É muito bacana esse processo porque a gente agora tem um conceito escolar em que os recursos vindos do governo federal, direto para a escola, a gente pode gerenciar de forma mais democrática, mais transparente, tanto para os pais, quanto para a comunidade, quanto para a Seduc”, disse o diretor da Escola Estadual Tereza Tupinambá, Felipe Cantalice.

“É de suma importância saber como administrar esta verba que é uma verba federal e destinada aos nossos alunos. A Amazônia precisava disso há muito tempo para direcionar essa verba com qualidade, segurança e principalmente com clareza”, disse a diretora da Escola Estadual Milburges Araújo, Luciane Pimentel.

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