Dia Internacional do Cooperativismo: Sepror investe em cursos e apoio técnico para produtores cooperados

Redacao
Por Redacao

As ações visam fortalecer os setores da agricultura, pecuária, extrativismo sustentável, pesca e aquicultura em cooperativas amazonenses

Neste sábado (05/07), celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), destaca os investimentos em cursos profissionalizantes e apoio técnico em cooperativas situadas na Região Metropolitana de Manaus.

As ações são coordenadas pelo Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap), que desde sua criação, em 2023, já atendeu mais de 60 cooperativas, beneficiando cerca de 1,2 mil produtores rurais.

“O Governo do Amazonas acredita no cooperativismo como norteador de mudanças para o desenvolvimento do setor primário. Quando fortalecemos uma cooperativa, fortalecemos famílias, comunidades e toda a cadeia produtiva. Esse é o modelo que queremos para os nossos produtores”, ressalta o secretário da Sepror, Daniel Borges.

Entre os beneficiados, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais das Comunidades Novo Paraíso, Frederico Veiga e Tarumã-Açú (Cooptarumã), desenvolvem suas produções de banana, café, guaraná, açaí, mel e de tambaqui, para o beneficiamento e comercialização.

De acordo com o presidente da Cooptarumã, Carlos Lobato, a parceria com o Governo do Amazonas tem sido essencial para o crescimento da cooperativa, proporcionando a geração de trabalho e renda nas comunidades rurais.

“Desde o início, a Sepror tem caminhado conosco. Foram muitas capacitações, incentivos, investimentos e, acima de tudo, presença. É graças ao Governo do Amazonas que conseguimos manter viva essa história de união e produção”, diz Carlos Lobato.

As capacitações e visitas técnicas visam fortalecer os setores da agricultura, pecuária, extrativismo sustentável, pesca e aquicultura em cooperativas amazonenses. Entre os cursos mais oferecidos estão: introdução ao cooperativismo; criação de atas e estatutos; e gestão administrativa.

Foto: Monize Jardim | Ruy Nery | Divulgação / Sepror

A cooperativista da comunidade Novo Paraíso Dores Barros, destaca o protagonismo feminino no campo vem aumentando, reunindo mulheres cooperativistas em palestras, oficinas e homenagens que destacaram sua força, liderança e contribuição para o setor primário

“Ser mulher cooperativista é mostrar todo dia que a força do campo vem da nossa união e coragem. Essa data no calendário é nosso reconhecimento, nossa voz dizendo que a gente existe e faz a diferença”, finaliza Dores Barros.

O post Dia Internacional do Cooperativismo: Sepror investe em cursos e apoio técnico para produtores cooperados apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo