Dia da Motivação da Leitura na rede municipal de ensino

Reporter da Cidade

Como forma de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes da REDE municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 14/8, uma solenidade em alusão ao Dia da Motivação da Leitura, com o tema “Ler é legal a qualquer hora!”. A programação aconteceu no auditório da escola municipal professor Themístocles Pinheiro, localizada na rua Purui, bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital. 

O evento contou com a participação de estudantes, professores, pedagogos, equipe gestora, assessoras de Atividades Complementares/Biblioteca Escolar e convidados, além de uma homenagem às escritoras Raquel Teixeira e Evany Nascimento. A atividade, voltada ao incentivo da leitura, ocorre em todas as escolas da prefeitura ao longo do mês de agosto.

A ação é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Projetos Especiais (Gacpe), em integração com as Divisões de ensino fundamental (DEF) e educação infantil (DEI). O gerente da Gacpe, professor Mário Jorge Lima, destacou a relevância do projeto para a política educacional municipal. 

“É um evento que acontece em toda a REDE municipal, todos os anos, desde a criação da Lei 2.168, de 22 de novembro de 2016, e as escolas participam com muito carinho. É um trabalho que conta com o apoio do nosso secretário de educação, Júnior Mar, e do diretor de departamento, professor Anésio, e que vem sendo construído a muitas mãos. Hoje, culminamos com este Dia da Motivação da Leitura, mas a ação está acontecendo em toda a REDE municipal ao longo de todo o mês de agosto”, afirmou. 

A gestora da escola, Daniele Viviane Santos, explicou que durante a semana, professores de língua portuguesa utilizam o chamado “tempo geminado”, dois períodos consecutivos com a mesma turma, para realizar a “Hora da Leitura”, levando livros e outros materiais que incentivam o hábito de ler em sala de aula. 

“Essa prática se estende para todas as áreas do conhecimento, da língua portuguesa à história, resultando em estudantes mais críticos, capazes de se expressar com clareza e abordar diferentes temas com segurança”, completa a gestora. 

Isso cria um ambiente propício ao desenvolvimento da leitura na escola, como aponta a estudante do 8º ano, Esther Rodrigues. “A leitura está ao nosso redor, nos livros, nas reportagens, nas notícias, na cultura e até na religião. Ela é fundamental para todos nós. A escola incentiva esse hábito por meio da educação, dos livros, de pesquisas, de eventos comemorativos e do acesso à biblioteca”, disse. 

Uma das homenageadas, a escritora e ilustradora Raquel Teixeira, revela que o incentivo da escola foi muito importante para sua evolução. “Esse processo de motivação para a leitura foi muito importante para mim. Incentivou minha criatividade, me ajudou a narrar histórias e até a desenvolver habilidades visuais, como a ilustração. Isso influenciou diretamente meu crescimento pessoal e profissional”, finaliza.

— — —

Texto – Alexandre Abreu/Semed 

Fotos – Eliton Santos/Semed 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCqFPZ

Compartilhar este artigo