Dia da Avicultura: Idam presta assistência a mais de 25 mil produtores em todo o estado

Redacao
Por Redacao

capacitação, projetos de financiamento e difusão de novas tecnologias são algumas das ações disponibilizadas ao setor

Nesta quinta-feira (28/08), Dia da avicultura, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) destaca o desenvolvimento do setor, um dos que mais crescem no estado, somando mais de 25 mil avicultores, entre as modalidades de postura, corte e caipira.

O Idam implementa o Projeto Prioritário (PP) da avicultura, por meio do qual são fornecidos uma série de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos beneficiários, entre cursos de capacitação, demonstrações de métodos, unidades demonstrativas, entre outras metodologias que visam incentivar a produção.

O médico veterinário da Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan) do Idam, David Lago, informa que o Projeto Prioritário de avicultura de Corte e Postura assiste, atualmente, agricultores familiares e produtores rurais em 28 municípios do estado.

“O setor se destaca nos municípios de Manaus, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Destes, Iranduba, conta com mais de 692 mil animais, é o que mais tem crescido, tendo apresentado quase 94,6% de aumento no ano passado, seguido de Manacapuru e Manaus, com um crescimento de 85,58% e 20% respectivamente.

A ampliação dos serviços de Ater pelo instituto visa aumentar a produção e a produtividade na criação de aves, a segurança alimentar e nutricional, a geração de ocupação econômica e renda e a qualidade de vida no meio rural amazonense.

Esse crescimento, observa David, tem sido possível graças a investimentos do Governo do Amazonas no setor primário, por meio de capacitação que se fundamentam na difusão de boas práticas e novas tecnologias, como o incentivo e apoio para implantação de unidades de produção de pintos; elaboração de projetos de financiamento; licenciamento da atividade; e incentivo a práticas sanitárias.

Expectativas e comprometimento

Para o veterinário, alguns dos maiores entraves para o desenvolvimento do setor no estado são propriedades não legalizadas, alto custo de ração, dificuldade para o escoamento e desconhecimento da legislação avícola por parte dos produtores.

“Estes são os obstáculos que o Idam trabalha constantemente, ao lado do produtor rural, para superarmos com nossos serviços de Ater, de modo a atendermos a demanda do nosso mercado consumidor e garantirmos ao agricultor familiar estabilidade e segurança”.

O post Dia da Avicultura: Idam presta assistência a mais de 25 mil produtores em todo o estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo