‘Dia D’ da ‘Multivacinação 2025’ em mais de 130 unidades da Semsa

Reporter da Cidade

Mais de 130 unidades de saúde da Prefeitura de Manaus vão ofertar as vacinas do calendário nacional no “Dia D” da “Multivacinação 2025”, neste sábado, 18/10. A mobilização, de alcance nacional, é conduzida na capital pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), tendo como foco a atualização das cadernetas vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade.

Além dos menores de 15 anos, a multivacinação em Manaus visa alcançar outros públicos, como jovens, adultos, gestantes e idosos. A campanha também prevê o resgate de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o papilomavírus humano (HPV), com reforço na oferta do imunizante durante a mobilização.

As unidades da Semsa que participam do “Dia D” estão distribuídas por todas as zonas geográficas da cidade e vão funcionar das 8h às 16h, para o atendimento de usuários e famílias. A lista, com 139 estabelecimentos, endereços e horários, PODE ser consultada pelo link bit.ly/DiaDMultiManaus.

A secretária municipal de saúde em exercício, Aline Rosa Martins, assinala que a imunização das crianças conforme o Calendário Nacional de Vacinação assegura a proteção dessa população contra uma série de agravos, entre eles sarampo, poliomielite, rubéola, caxumba e febre amarela.

“Essas e outras doenças, que podem levar à morte ou deixar sequelas permanentes, podem ser evitadas com a aplicação correta das doses de vacinas ofertadas de graça na REDE municipal de saúde. Vacinar é priorizar a saúde das crianças e o bem-estar de toda a família”, aponta a secretária em exercício.

Aline orienta os usuários a buscar o local de atendimento mais próximo de suas casas, tendo em mãos o documento oficial de identificação, CPF ou o Cartão Nacional de saúde (Cartão SUS) e cartão de vacina. “As unidades da Semsa vão ofertar 19 vacinas do calendário nacional, no ‘Dia D’ e até o final da campanha de multivacinação”, pontua Aline.

Públicos

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, enfatiza a importância da imunização entre crianças de 0 a 2 anos de idade, que apresentam coberturas vacinais, em sua maioria, abaixo da meta de 95% definida pelo Ministério da saúde.

“São exemplos as vacinas da febre amarela, que hoje chega a 73,56% da população menor de 1 ano, e a da varicela, indicada para crianças a partir de 1 ano, que está no percentual de 79,66%”, relata a gestora.

Conforme Isabel Hernandes, a Semsa está aproveitando a oportunidade para atualizar o cartão vacinal de pessoas a partir de 15 anos de idade, oferecendo todas as vacinas preconizadas no calendário nacional e que a estratégia segue diretrizes do Ministério da saúde, visando ampliar o alcance da vacinação e ampliar o percentual de pessoas vacinadas entre a população.

“As baixas coberturas vacinais elevam o risco de surtos de doenças em populações desprotegidas. Neste ano já foram registrados surtos de sarampo em outros Estados, por isso é urgente que todas as crianças e adultos não vacinados recebam as doses recomendadas”, alerta.

— — —

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Compartilhar este artigo