Deputado Wilker Barreto pede celeridade para inauguração de Hospital do Sangue

Reporter da Cidade

O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na quinta-feira (5/2), para denunciar irregularidades nas áreas da saúde e da segurança pública no estado, com ênfase na falta de funcionamento do Hospital do Sangue. A unidade está com a obra física finalizada desde setembro de 2024, mas segue fechada, sem atender a população.

Ao iniciar seu discurso, Wilker destacou o cenário crítico da saúde pública e fez referência à campanha Fevereiro Laranja, dedicada à conscientização sobre a leucemia, reforçando a importância do Hospital do Sangue para o Amazonas. “Nós sairemos de 52 leitos para 190 leitos. Não são apenas números, são vidas que podem ser salvas”, afirmou o parlamentar.

Diante do anúncio feito pelo governador, na última terça-feira (3/2), de que o hospital deve ser inaugurado até o mês de março, Wilker reforçou a urgência da abertura da unidade, considerando os prejuízos já causados aos pacientes. O deputado garantiu que seguirá acompanhando de forma rigorosa cada etapa até o início efetivo dos atendimentos.

“Vamos acompanhar semanalmente a inauguração do Hospital do Sangue, porque, se isso não avançar, esse governo sairá sem entregar uma única grande obra de saúde. Isso é absurdo”, declarou.

O parlamentar também destacou que possui documentos que comprovam que a obra está concluída e sem funcionamento há mais de um ano, reforçando a necessidade de respostas imediatas por parte do Executivo.

Além disso, Wilker Barreto informou que, com o retorno dos trabalhos legislativos, as atividades da Comissão de saúde serão retomadas, com foco na fiscalização das unidades de saúde em todo o estado.

UPA de Tabatinga

Durante o pronunciamento, o deputado relatou sua recente visita ao município de Tabatinga, onde fiscalizou a Unidade de pronto atendimento (UPA) e constatou a ausência de estrutura adequada para o atendimento à população.

“É triste ver a unidade naquelas condições. Temos funcionários sem receber há quatro meses e falta de material de limpeza porque a empresa não está sendo paga”, lamentou Wilker.

O parlamentar reafirmou o compromisso de seguir acompanhando de perto a situação da UPA de Tabatinga e cobrando providências urgentes do Governo do Estado.

Investigação em aplicações da Amazonprev

Na tribuna, Wilker Barreto também comentou sobre a investigação envolvendo aplicações financeiras da Amazonprev. Segundo o deputado, é fundamental que os recursos retornem ao caixa da previdência estadual.

“O dinheiro precisa voltar para a previdência, os responsáveis devem ser punidos e o governo precisa conduzir uma investigação severa para garantir o retorno desse ativo. Os sistemas previdenciários estão cada vez mais colapsados e esse recurso faz falta”, pontuou.

Segurança em Manaus

 Ao encerrar seu discurso, o parlamentar alertou para o aumento alarmante da violência em Manaus. “Há dez anos falávamos em zonas vermelhas. Hoje, Manaus inteira virou uma zona vermelha”, afirmou.

Wilker Barreto destacou que os altos índices de violência refletem a ausência de políticas públicas eficazes, investimentos e ações sociais, e defendeu, ainda, o funcionamento 24 horas das delegacias especializadas no atendimento a mulheres vítimas de violência.

Compartilhar este artigo